O Jogo

Portugal defende insígnias na Rússia

Combinado orientado por Mário Narciso está na Rússia em busca do quarto título na maior competição de futebol de praia entre seleções

-

Seleção Nacional começa por defrontar, na sextafeira, a seleção de Omã. Seguem-se as equipas nacionais de Senegal e Uruguai, todas do Grupo D do Mundial de Futebol de Praia, que termina dia 29

A seleção portuguesa de futebol de praia inicia sextafeira, frente a Omã, a defesa do título conquistad­o no Paraguai em 2019, na estreia no Mundial da Rússia, que começa amanhã e termina dia 29 de agosto. Tricampeõe­s do mundo (2001, 2015 e 2019), os portuguese­s integram o lote de favoritos à conquista da prova, mas têm de assegurar um dos dois primeiros lugares do seu grupo para seguirem em frente para os quartos de final.

Portugal, orientado pelo selecionad­orMárioNar­ciso,está inserido no Grupo D do Mundial que decorre em Moscovo, juntamente com Omã, Senegal e Uruguai. O arranque da participaç­ão portuguesa é na sexta-feira, frente a Omã (17h00, em Portugal continenta­l). Nas duas partidas entre estas seleções, Portugal leva a melhor com dois triunfos.

Segue-se o combinsdo do Senegal, dois dias depois (dia 22, 18h30), sendo que em três jogos frente aos africanos, os portuguese­s venceram duas vezes e perderam uma.

A equipa das Quinas, que é ainda bicampeã europeia de futebol de praia em título, fecha a fase de grupos ao defrontar o Uruguai, a 24 de agosto (17:00), também com saldo positivo, pois em quatro jogos venceu três vezes os sul-americanos e perdeu uma vez.

Os dois primeiros classifica­dos de cada agrupament­o apuram-se para os quartos de final do Mundial, que se disputam a 26 de agosto. Caso garanta a qualificaç­ão, Portugal vai enfrentar uma equipa do Grupo C (Bielorrúss­ia, El Salvador, Suíça e Brasil). As meias-finais serão disputadas a 28 de agosto e a final está agendada para 29 de agosto.

No lote dos 14 convocados para a competição que se realiza na capital russa, Mário Narciso chamou cinco jogadores, Pedro Mano, Fábio Costa, Pedro Marques, Rodrigo Pinhal e Miguel Pintado, que vão fazer a estreia em mundiais. Metade dos convocados atuam no campeão nacional Sporting de Braga, cinco no Sporting e dois na Casa Benfica de Loures.

Com 14 títulos mundiais, uma final perdida e dois terceiros lugares, o Brasil é naturalmen­te apontado com o principal favorito, logo à frente dos portuguese­s, com três títulos, três finais perdidas e cinco terceiros lugares. A seleção anfitriã, a Rússia, que já conquistou o Mundial por duas vezes e fez dois terceiros lugares, é também uma das candidatas. Os russos já venceram também por cinco vezes o europeu.

Desde que a competição se realiza de dois em dois anos (2009), brasileiro­s, portuguese­s e russos somam dois títulos cada. Mas, no total, os lusitano já foram campeões três vezes.

Seleções como a Bielorrúss­ia e o Taiti, representa­nte da Oceânia que em 2015 e 2017 chegou à final, são também apontadas como candidatas aos primeiros lugares da competição.

O continente africano tem dois representa­ntes, após Moçambique ter assegurado a primeira presença na competição. A outra seleção é o Senegal.

 ??  ?? Os 14 jogadores que procurarão revalidar o título mundial conquistad­o em 2019
Os 14 jogadores que procurarão revalidar o título mundial conquistad­o em 2019

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal