O Jogo

“Vamos estar bem”

Rúben Amorim cheio de confiança contra um adversário que foi bem difícil em 2020/21

- RODRIGO CORTEZ

Treinador admite complicaçõ­es de mercado: “Não temos certezas”

Ndour, Cassierra e Afonso Sousa foram os três jogadores destacados pelo treinador leonino numa partida em que volta a contar com todos os elementos do plantel a cem por cento

Rúben Amorim tem o adversário bem estudado e adverte para a qualidade de Ndour, avançado contratado esta época pelos azuis.

O que mudou na equipa adversária da época passada para esta?

—Conhecemos bem o Belenenses e o treinador do Belenenses também nos conhece bem a nós. É uma equipa que mudou um pouco esta época e que joga com dois avançados e três médios, mais num 3-5-2. Tem um Ndour que não tinha na época passada e que é um jogador muito forte no espaço, muito alto, com técnica e muito perigoso em qualquer bola batida na frente. Temos que ter cuidado com isso. O Cassierra também continua muito forte entre linhas. Não é tão vertical como o Ndour e nesse sentido as caracterís­ticas dos dois avançados mudaram. Depois há o Afonso Sousa, que jogava na frente muitas das vezes, mas agora baixou, para jogar mais como terceiro médio, o que por vezes já acontecia. Do Belenenses é ele o jogador, acho eu, que é melhor a jogar entre linhas.

Mas saíram alguns jogadores, entraram outros e nós temos que ser fortes.

Na época passada o Sporting sentiu muitas dificuldad­es, principalm­ente em casa. Espera de novo um jogo difícil?

—A nossa grande preocupaçã­o é a nossa equipa. Vamos estar bem, porque estamos numa boa fase, sabendo que o Belenenses sempre nos causou muitos problemas. Nós ganhámos o jogo no Jamor injustamen­te, porque o Belenenses foi melhor do que nós nesse jogo. Em Alvalade foi completame­nte diferente, apesar do 2-2 nós fomos claramente superiores. Agora queremos voltar a ser superiores e ter o melhor resultado.

Que análise faz do João Virgínia?

—É um excelente guarda-redes, mas ainda não é do Sporting. É um jovem com futuro e não posso dizer mais do que isso.

Tendo em conta as presenças de André Paulo e de Diego Callai no plantel, o João Virgínia, que vem por empréstimo, pode ser aposta de futuro, tendo em conta que os outros dois são muito jovens?

—O Virgínia é um guarda-redes jovem com muita qualidade. Nós temos mais dois jovens. O André, que veio para ser o nosso terceiro guarda-redes e eu já conhecia, com muita qualidade. O

Callai é um grande talento, mas tem 16 anos e precisa de tempo. Não vamos meter essa pressão nele, porque é muito jovem. Vamos ver o que acontece.

Tem receio da reação da equipa num jogo com adeptos?

—Eles já estão habituados. Já tivemos três jogos com adeptos, o último dos quais num campo difícil, com barulho. E nós respondemo­s da melhor forma, com menos um no fim, a sofrer pressão de um adversário com qualidade. Acho que não vão ter qualquer tipo de problema neste jogo.

Com o plantel na máxima força, tem sido difícil gerir o balneário?

—Tem sido fácil. É mais difícil ao treinador deixar alguém de fora quando eles têm tanta qualidade e trabalham muito bem. Eles sabem que, mais do que o jogo que passou, existe o próximo jogo e as caracterís­ticas que são precisas para esse jogo. E depois há também a semana de treinos. A semana é muito determinan­te, eles sabem disso e portanto, para nós torna-se mais fácil. A mim custa-me mais deixar alguns jogadores de fora, porque trabalham tão bem como os outros e às vezes não são opções. Todos estão preparados, mas não tem sido difícil, vamos ver. Há jogos para todos e depende mais deles do que do treinador.

RÚBEN AMORIM DIZ

“Ndour é muito alto, muito forte no espaço, com técnica e muito perigoso em qualquer bola batida na frente. Temos que ter cuidado com esse pormenor”

“Afonso Sousa é o melhor a jogar entre linhas”

“Há rumores do Jovane, Palhinha Matheus, Nuno Mendes, Pote. Não há certezas de nada. Vamos ver”

“Vamos ficar com dois avançados: o Paulinho e o Tiago Tomás. Em caso de emergência, outros podem passar no lugar”

“Ter o plantel todo aumenta a intensidad­e”

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal