O Jogo

Romário Baró aguarda pelas vendas

Totalista e único reforço utilizado nos três jogos, o médio tira partido da experiênci­a acumulada com o treinador

- ANA LUÍSA MAGALHÃES

Conhece os cantos à casa, sabe os métodos de Sérgio Conceição e fez praticamen­te toda a pré-época: contexto de Bruno Costa facilita a integração e o jogador tem sido uma aposta sólida

Nos primeiros passos da versão 2021/22 do FC Porto há um reforço a sobressair numa aposta sólida: Bruno Costa. O médio de 24 anos está na segunda vida no Dragão e já leva uma sequência difícil de encontrar em novos jogadores do clube. Não só foi a única cara nova a atuar nas três partidas já realizadas, como completou cada minuto delas, 270 para sermos exatos. Fábio Cardoso ainda não se sentou no banco ePepêtem27­minutosemd­ois jogos - Wendell só esta semana foi inscrito. Depois, ainda há

Vitinha, num contexto não muito diferente ao de Bruno, por não ser um estreante no clube, mas que ainda procura osprimeiro­sminutoses­taépoca.

Não obstante, em comparação com Vítor Ferreira, Bruno Costa trabalhou mais tempo com Sérgio Conceição nos azuis e brancos e é difícil imaginar que essa experiênci­a não ajude a explicar a elevada utilização logo desde o primeiro pontapé de saída. Como se tem visto com o treinador, de uma maneira geral, os reforços levam o seu tempo a conquistar espaço no onze, nem que seja por chegarem já com a pré-época numa fase adiantada. Marchesín foi exceção, agarrou a baliza logo à primeira oportunida­de, mas também se tratava de uma situação especial: já não havia Casillas e o play-off da Liga dos Campeões estava a bater à porta, em 2019. Já na última época, Mehdi Taremi, titular a partir de dezembro, é um caso flagrante de como a adaptação à equipa é um processo exigente.

Uma vez que Bruno também fez praticamen­te toda a pré-temporada, obtém máximo proveito do contexto para se tentar afirmar no não menos exigente meio-campo, primeiro ao lado de Sérgio Oliveira, depois com Uribe. A capacidade de passe, como aprofundam­os na caixa, tem sido uma das maiores virtudes do camisola 28.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal