O Jogo

Salvadores de Eriksen premiados pela UEFA

Capitão da seleção dinamarque­sa, Simon Kjaer, e os médicos que devolveram o médio à vida viram ser-lhes atribuído o Prémio Presidente

-

Nove pessoas foram distinguid­as pelo salvamento de Eriksen, a 12 de junho, durante o jogo com a Finlândia. Ceferin elogiou a excelente reação dos médicos e a capacidade de liderança de Kjaer

Cerca de dois meses e meio depois do dramático episódio ocorrido no relvado do ParkenStad­ion,aUEFAanunc­iou que o Prémio Presidente, uma distinção especial do organismo, foi atribuído a Simon Kjaer, capitão da seleção da Dinamarca, e aos médicos que assistiram Eriksen. A 12 de junho passado, durante o encontro entre a Dinamarca e a Finlândia da fase de grupos do Euro’2020, o médio de 29 anos colapsou no relvado, vítima de uma paragem cardíaca, tendo sobrevivid­o graças à pronta ação de Kjaer e dos médicos do estádio, da UEFA e da seleção da casa. No total, são nove os distinguid­os, que o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, qualificou como “os verdadeiro­s heróis da competição”.

“Quando Eriksen tombou, preocupei-me e comovi-me. Admiro muito a equipa e o pessoal médico pela excelente reação e calma, atributos cruciais na reanimação de Christian”, referiu Ceferin.

“Fico agradecido pelas qualidades de liderança exemplares e imensa coragem do capitão da Dinamarca, Simon Kjaer, nessa situação tão crítica”, elogiou ainda o dirigente esloveno, que sublinhou como certos acontecime­ntos recordam como “é preciosa a vida” e endereçou a continuaçã­o das melhoras a Eriksen.

O jogador do Inter de Milão, por sua vez, também enviou uma mensagem a acompanhar o comunicado da UEFA, manifestan­do gratidão aos dois médicos da seleção dinamarque­sa e restantes clínicos que o reanimaram - “Fizeram um trabalho fantástico ao salvar a mi

Aleksander Ceferin

nha vida” -, bem como ao “amigo e capitão Simon [Kjaer]” e aos colegas de seleção, “tanto a 12 de junho como depois”. “Obrigado a todos os adeptos que enviaram mensagens a mim e à minha família. Significa muito e deu-nos força e apoio”, referiu ainda Eriksen.

O último distinguid­o com o Prémio Presidente foi Didier Drogba, em 2020. O galardão foi instituído em 1998, tendo sido atribuído a grandes personalid­ades do futebol e não só. Eusébio recebeu este prémio em 2009.

“Os verdadeiro­s heróis do Europeu. É uma grande honra para mim atribuir-lhes o Prémio Presidente da UEFA”

Presidente da UEFA

 ??  ?? Médicos assistem Eriksen no relvado enquanto Kjaer, ao centro, dirige os colegas
Médicos assistem Eriksen no relvado enquanto Kjaer, ao centro, dirige os colegas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal