O Jogo

MIGUEL MONTEIRO LEVA O PRIMEIRO PÓDIO

Ao quinto dia, uma medalha de bronze, cinco diplomas e cinco recordes nacionais

- —P.C.M.

Com Miguel Monteiro, Portugal chegou às 93 medalhas em Jogos Paralímpic­os e o atletismo adaptado é responsáve­l por 54. No ranking de Tóquio, Portugal é 62.º num quadro liderado pela China

Miguel Monteiro deu a Portugal a primeira medalha nos Jogos Paralímpic­os de Tóquio, ao conquistar o bronze no lançamento do peso F40 (classe para atletas de baixa estatura), com a marca de 10,76 metros. A prova foi ganha pelo russo Denis Gnezdilov, que, com 11,16 metros, bateu o recorde mundial que estava na posse do português desde fevereiro deste ano (11,01).“Claro que esperava fazer melhor marca, foi para isso que trabalhei. De qualquer forma foi uma medalha. É uma grande honra ser medalhado paralímpic­o, um palco onde só chegam os melhores dos melhores”, afirmou o atleta de 20 anos, natural de Mangualde, prometendo “trabalhar para conseguir ainda melhores marcas e novos recordes pessoais”.

Com o resultado do peso, Portugal, que teve em Sydney’2000 a maior comitiva de sempre (52 atletas) e mais pódios (15), chegou às 93 medalhas em Jogos Paralímpic­os (ouro: 25; prata: 30; bronze: 38), para as quais o atletismo adaptado contribuiu com 54.

O boccia, ainda na fase de grupos, terminou o quinto dia de Tóquio’2020 com três vitórias e cinco derrotas. Hoje, o nadador Marco Meneses compete nos 200 estilos SM11 e, no atletismo, Sandro Baessa e Carina Paim entram nos 400 metros T20.

O quadro de medalhas, agora com Portugal na 62.ª posição, continua a ser liderado pela China (total: 104; ouro: 46).

“Claro que esperava fazer melhor marca, foi para isso que trabalhei. De qualquer forma foi uma medalha”

“É uma grande honra ser medalhado paralímpic­o, um palco onde só chegam os melhores dos melhores” Miguel Monteiro Medalha d e bronze no lançamento do peso F40

 ??  ??
 ??  ?? Miguel Monteiro deixou de ser recordista mundial mas subiu ao pódio em Tóquio
Miguel Monteiro deixou de ser recordista mundial mas subiu ao pódio em Tóquio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal