O Jogo

SUPERAÇÃO AÇORIANA

No último jogo do ciclo infernal de dez em 31 dias, o Santa Clara venceu pela primeira vez no campeonato. Daniel Ramos pedira sacrifício e o grupo respondeu à altura num campo difícil

- ARTHUR MELO

Um golo de Rui Costa, aos 12 minutos, garantiu os três pontos. O Santa Clara uniu-se em prol do objetivo, enquanto aos gilistas faltou discernime­nto e inspiração

●●● Vencer era a palavra de ordem do Santa Clara para o último desafio do ciclo infernal de dez jogos em apenas 31 dias e, ontem, os açorianos foram buscar as últimas forças que ainda lhe restavam para conseguir o primeiro triunfo no campeonato.

O Gil Vicente, que vinha de uma derrota em casa perante o Benfica, procurava aproveitar a ressaca europeia da eliminação açoriana em Belgrado para continuar o bom início de temporada, mas a equipa de Ricardo Soares não foi capaz de superar um conjunto que fez das fraquezas forças para somar três importante­s pontos antes da paragem para os compromiss­os das seleções. A superação que Daniel Ramos pediu aos jogadores na véspera teve resposta cabal no terreno de jogo.

O relvado pesado podia ter sido um obstáculo adicional para os jogadores da casa, mas a equipa ultrapasso­u as dificuldad­es e, mesmo sem fazer um jogo de qualidade, correspond­eu às expectativ­as, superando também o ruído da contestaçã­o dos sócios do clube ao novo conselho de administra­ção da SAD.

Os gilistas podiam ter-se adiantado, mas o momento de desatenção­deBoatenga­penas serviu para solidifica­r a determinaç­ão do Santa Clara. O equilíbrio aparente que o jogo transmitia era quebrado pelas iniciativa­s ofensivas dos açorianos, que cedo chegaram à vantagem. Na sequência de um livre cobrado rapidament­e, Allano correu pela esquerda e cruzou para Rui Costa, que só teve de encostar. Em vantagem, foi preciso dosear o esforço e a equipa fê-lo sem nunca baixar o bloco nem se resguardar­naretaguar­da,dando a bola ao adversário, que não se mostrou confortáve­l nesse papel. Faltou à equipa de Ricardo Soares transpiraç­ão e inspiração para na segunda parte desmontar o Santa Clara, que soube aguentar a pressão atabalhoad­a do Gil.

 ??  ?? Anderson Carvalho e Samuel Lino em disputa cerrada
Anderson Carvalho e Samuel Lino em disputa cerrada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal