O Jogo

RECUOU E AINDA LEVOU NA CABEÇA

O agora lateral direito do FC Porto recordou a adaptação ao novo lugar que Conceição lhe propôs e que não lhe agradou de início

- CARLOS GOUVEIA

Gosta de um futebol de profundida­de e de partir para cima dos adversário­s, mas garante que se habitou a defender, sem se livrar de algumas duras por parte da equipa técnica. Acredita no título nacional

Recuar para defesa direito foi algo que não agradou a João Mário no início. Agora, garante, já está habituado e sente-se preparado para a exigência de Sérgio Conceição, que lhe deu a titularida­de nos quatro primeiros jogos da temporada. Tudo começou na época passada. “A partir de certa altura, o míster começou a colocarme mais como lateral direito nos treinos para ver como reagia e como me comportava. Acho que me consegui adaptar mais ou menos bem e fui trabalhand­o para merecer uma oportunida­de, até que chegou o dia em que o mister apostou em mim”, recordou, em entrevista à ”Dragões” admitindo que , num primeiro momento, “não agradou muito a ideia”. Aos poucos, foi assimiland­o “processos da posição” e agora sente-se “muito mais adaptado e com mais rotinas”. De tal forma que até diz estar “a gostar” da mudança.

Primeiro estranhou, agora entranhou. “Podemos dizer que me habituei melhor do que estava à espera. Senti que poderia ser uma posição à qual não me adaptaria tão bem devido à parte defensiva”, frisou. E esse foi o maior desafio. Tive de trabalhar mais essa parte com a ajuda da equipa técnica, que me deu na cabeça para evoluir nesse aspeto”, contou. Contudo, não esquece as raízes. “Gosto muito de atacar. Sei que nem sempre vamos ter bola para atacar, mas gosto de estar mais encostado à linha e procurar o jogo exterior de forma a potenciar aquilo em que sou forte, como o um contra um e ir à linha e cruzar. Gosto de um futebol de profundida­de e ofensivo”, atirou. O recuo em campo fez João Mário acompanhar com mais atenção os laterais da Seleção. “Para ver o que fazem, como se posicionam... tudo para poder aprender e melhorar também. A ver futebol também se pode melhorar e é isso que tenho tentado fazer.”

Sérgio Conceição é o responsáve­l pela aposta e João Mário agradece. “Desde o primeiro momento em que cheguei à equipa principal que me ajudou muito. Massacrou-me muito para ser melhor dia após dia, mas sinto que estou um jogador completame­nte diferente, muito mais completo a nível físico e mental. Ele é muito exigente. No início, foi um choque para mim, pois nunca tinha tudo um treinador com o nível de exigência dele e com a capacidade de trabalho que ele tem”, admitiu.

João Mário apontou ainda as metas para 21/22. “O nosso grande objetivo é sempre sermos campeões e esta época não é exceção. Claro que temos outras competiçõe­s que queremos ganhar e também queremos fazer melhor na Liga dos Campeões. Na época passada merecíamos ter ido às meias-finais, foi por muito pouco. Mas este clube quer sempre mais”, referiu sem esconder “o sonho de ganhar a Liga dos Campeões por este clube”. Individual­mente, quer “continuar a mostrar que tem qualidade” para jogar no FC Porto “e para fazer história.”

“Gosto de estar mais encostado à linha e de procurar o jogo exterior de forma a potenciar aquilo em que sou forte”

João Mário

Lateral do FC Porto

 ??  ?? João Mário recuou para lateral, mas continua a subir e a oferecer golos
João Mário recuou para lateral, mas continua a subir e a oferecer golos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal