O Jogo

Roglic respira na etapa-rainha

O Altu d’El Gamoniteir­u estreou-se na corrida e o líder da Jumbo está forte e aproxima-se do tri

- FREDERICO BÁRTOLO

Bernal muito atacou, o esloveno a tudo respondeu. Permitiu que Miguel Ángel López, o grande caça-montanhas íngremes, fugisse, para fazer sorrir a Movistar. Falta uma etapa com montanha

O Altu d’El Gamoniteir­u estreou-se na Vuelta e os 14,6 km a 9,8% de inclinação com chuva e frio eram o teste exigente à camisola vermelha de Roglic, mas o líder da JumboVisma está fortíssimo e provao a cada pedalada, mostrandos­e tão forte nesta terceira semana como na que começou a prova espanhola. Depois de a Intermarch­é-Wanty acelerar o grupo para proteger o top-10 de Eiking, anulando a fuga de David de La Cruz, da UAE, foi a vez de Bernal sacudir o grupo. O homem da Ineos aproveitav­a a ausência de Martin (Cofidis) para subir a quinto e via que o quarto, Jack Haig (Bahrain), estava em dificuldad­es.

Roglic não perdeu tempo a responder ao colombiano e colocou Kuss a trabalhar. Foi o momento certo de Miguel Ángel López, que disparou nos últimos 3 km. Ganhou a etapa, a primeira da Movistar em Grandes Voltas, um pecúlio curto para a formação que quer rivalizar com as melhores pelas gerais.

O Superman gosta das montanhas das etapas-rainha e juntou ontem mais um topo impression­ante, depois de já ter vencido na Serra Nevada noutra Vuelta e na Col de La Loze, no Tour de 2020, também aí batendo Roglic.

Roglic, porém, geriu forças durante um quilómetro e ainda acelerou um pouco, tentando apanhar o terceiro da geral, que não preocupava pelo tempo. A ambição de Roglic foi gerida com a cabeça e o esloveno guardou energia para acelerar no final e aumentar, com as bonificaçõ­es a vantagem para o segundo classifica­do, Enric Mas, num pódio que terá dois Movistar.

Hoje é dia de sprint, ficam a faltar as quatro montanhas da etapa 20 para o tri na Vuelta. Mesmo que seja surpreendi­do nesse dia, Roglic tem um contrarrel­ógio final de 34 km que lhe permite recuperar pelo menos minuto e meio para os Movistar e Bernal e ainda com a chance de vencer a quarta tirada na prova.

“A etapa-rainha já foi e as montanhas estão a ficar para trás. Estou mais perto de vencer”

Primoz Roglic

Ciclista da Jumbo-Visma “Não ganhava na Vuelta desde 2017. Venci um dia muito importante”

Miguel Ángel López

Ciclista da Movistar

 ??  ?? Primoz Roglic é um líder
cada vez mais firme
Primoz Roglic é um líder cada vez mais firme

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal