O Jogo

Médio Granit Xhaka recusou a vacina

Jogador do Arsenal foi infetado com covid-19 e falha os jogos com Itália e República da Irlanda de apuramento para o Mundial do Catar

-

Federação helvética respeitou a vontade do jogador, que foi agora apanhado pelo vírus e falha os próximos jogos da Suíça na fase de apuramento para o Mundial de 2022, no Catar

GranitXhak­arecusouse­r vacinado contra a covid-19, revelou o diretor de comunicaçã­o da Federação suíça. Um esclarecim­ento que surge dois dias depois de o médio da seleção helvética e do Arsenal ter testado positivo antes do confronto com a Grécia, na quarta-feira. “Granit Xhaka não foi vacinado”, disse Adrian Arnold, citado pela publicação “Blick”. “Ele não está vacinado. Deixámos isso ao critério de cada um. É uma decisão pessoal de cada jogador, como sucede com qualquer outra pessoa na Suíça”, explicou.

O jogador do Arsenal revelou sintomas de manhã e embora um teste rápido tenha dado um resultado negativo, o teste PCR confirmou a infeção.

“Emitimos uma recomendaç­ão para que todos se vacinem. Mas ele decidiu por si, e é também seu direito, não ser vacinado”.

O diretor da Federação helvética explicou ainda que Xhaka é, ainda assim, caso único. “Todos os outros jogadores da seleção foram vacinados ou recuperara­m da covid, por isso, estão mais ou menos seguros, pelo menos de um ponto de vista médico”, disse.

“Temos uma taxa de vacinação muito elevada. Agora, infelizmen­te, o Granit foi apanhado. Do ponto de vista desportivo, é uma péssima notícia para nós nesta fase da qualificaç­ão para o Mundial”, concluiu Adrian Arnold.

A Suíça está no Grupo C de apuramento para o Mundial no Catar, com seis pontos, menos quatro do que a Itália, que lidera o grupo com 10 pontos. As duas equipas encontram-se amanhã em território helvético e segue-se, para a Suíça, a Irlanda do Norte, na próxima quarta-feira. Xhaka é, assim, uma baixa importante numa altura crucial do apuramento.

A opção do futebolist­a já mereceu muitas críticas, particular­mente nas redes sociais, mas a vontade do jogador tem de ser respeitada, apesar de ele próprio estar agora a pensar na oportunida­de da sua decisão, uma vez que contraiu o vírus. O jogador do Arsenal não será alvo de qualquer sanção por parte da Federação helvética e deverá ser chamado para compromiss­os futuros da seleção.

 ??  ?? Xhaka não quis ser vacinado contra a covid-19 e está infetado com o vírus
Xhaka não quis ser vacinado contra a covid-19 e está infetado com o vírus

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal