O Jogo

Leões vencem à risca na cantera

// Amorim conta com oito formados em casa, contra sete de FC Porto e cinco de Benfica

-

Prémio internacio­nal para a formação tem eco nas opções no plantel principal

O JOGO analisou os plantéis dos três grandes e os leões mantêm uma aposta mais firme na promoção de jovens ao plantel principal. E Max, Nuno Mendes e Eduardo Quaresma foram cedidos

O Sporting foi um dos emblemas vencedores dos European Club Associatio­n (ECA) Awards 2021 ao conquistar o prémio na categoria Futebol de Formação devido ao projeto do Modelo Centrado no Jogador. A decisão anunciada no seguimento da 26.ª assembleia geral da ECA, em Genebra, na Suíça, dá visibilida­de internacio­nal a uma filosofia de treino que abrange todas as áreas da evolução de um jovem: desde a componente técnica, à tática, passando pelo perfil desejado de atleta e o uso da pedagogia e da formação educaciona­l para a conjugação do futebol com as habilitaçõ­es académicas.

“Prémio é muito importante para se perceber o trabalho feito, caminho que a administra­ção sempre definiu desde o início do mandato”, disse o diretor da Academia, Paulo Gomes, num discurso completado por Tomaz Morais, diretor do futebol de formação dos leões: “Onze jogadores da formação ganharam o campeonato com a equipa principal. Foi um sonho para nós.”

Atualmente, o Sporting tem oito jogadores no plantel principal vindos da formação: Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Daniel Bragança, João Palhinha, Dário Essugo, Tiago Tomás e Jovane Cabral, aos quais se juntou este ano Rúben Vinagre, que militou nos leões desde os sub-14 até aos sub-16. O número aumentaria com os campeões nacionais Max, Eduardo Quaresma e Nuno Mendes, cedidos a Granada, Tondela e PSG.

Gonçalo Inácio, Esgaio, Palhinha e Jovane Cabral são titulares habituais e os oito elementos superam a maquia de FC Porto e Benfica. João Mário, Fábio Vieira, Vitinha, Diogo Costa, Sérgio Oliveira, Bruno Costa e Francisco Conceição perfazem o sete de jogadores vindos das camadas jovens do dragão, tendo Sérgio, João Mário e Bruno Costa maior protagonis­mo, numa altura em que Diogo Costa ocupa a vaga na baliza que era de Marchesín. O Benfica tem cinco: Gedson, Ferro, Paulo Bernardo, Gonçalo Ramos e Diogo Gonçalves, sendo que só os dois últimos (Diogo está lesionado) têm contado para o técnico Jorge Jesus.

“Onze jogadores da formação ganharam o campeonato com a equipa principal”

Tomaz Morais

Diretor da Formação do Sporting

 ??  ?? Gonçalo Inácio e Palhinha são dois dos maiores expoentes da formação no plantel principal
Gonçalo Inácio e Palhinha são dois dos maiores expoentes da formação no plantel principal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal