O Jogo

Magomedali­yev evitou derrota mais pesada

- MANUEL CASACA

O Azerbaijão entrou em campo em último lugar no Grupo A e dificilmen­te conseguirá deixar a lanterna-vermelha depois de concluídas todas as jornadas desta fase de apuramento para o Mundial’2022. A falta de qualidade é gritante e o resultado só não foi mais pesado porque o guardarede­s Magomedali­yev evitou vários golos com algumas boas defesas, travando um duelo interessan­te, sobretudo, com Bruno Fernandes.

Defesa Como já referimos, o guardarede­s Magomedali­yev foi um caso à parte no sector mais recuado do Azerbaijão. Os centrais Badalov, Salahli e Haghverdi tiveram muito trabalho e foram dando conta do recado, mas tantas eram as situações de perigo que se tornou impossível tapar todos os buracos. Num sistema com três centrais, os laterais Huseynov e Khalilzada sentiram dificuldad­es a defender e não criaram jogo ofensivo pelos corredores.

Meio campo O ex-Boavista Makhmudov mostrou uma qualidade que alguns dos companheir­os não têm. Ajudou a defender, construiu jogo e ainda criou uma boa oportunida­de para marcar, aos 85 minutos, mas a bola saiu ao lado da baliza defendida por Rui Patrício. Makhmudov acabou com a braçadeira de capitão, depois da saída de Garayev, ao intervalo, numa altura em que o selecionad­or do Azerbaijão procurava que a equipa tivesse mais bola.

Ataque Alaskarov foi a referência atacante dos azeris durante a primeira parte. O avançado dos turcos do Bursaspor segurou bem a bola, tentou sempre fugir às marcações e obrigou os centrais portuguese­s a uma atenção redobrada. Já no segundo tempo, com a entrada de Ghorbani, a equipa ganhou da casa ainda mais peso no ataque, mas sem efeitos práticos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal