O Jogo

PAULINHO: O CAÇA-DRAGÕES …DO BRAGA

Ponta de lança reencontra o FC Porto sob pressão

- RAFAEL TOUCEDO

\\ Sarabia arranca hoje, mas só deve fazer um treino antes da jornada

O camisola 21 leva quatro jogos consecutiv­os sem perder contra os dragões (três vitórias seguidas e um empate antes disso), mas vai já em três partidas seguidas sem marcar. E a concorrênc­ia aperta

Depois de oito derrotas consecutiv­as contra o FC Porto, Paulinho tornou-se num caça-dragões e já soma quatro partidas seguidas sem perder, com um empate e três vitórias (e dois golos). No entanto, esse ciclo triunfante com que chega ao desafio contra os dragões foi todo ao serviço do Braga, pelo que este sábado Paulinho fará o seu primeiro clássico com a camisola verde e branca. E se chega ao desafio numa boa sequência de jogos contra o FC Porto, a verdade é que não atravessa um grande momento em Alvalade. Pressionad­o de novo pelas críticas e ainda pelo reforço Pablo Sarabia, que pode ser também alternativ­a para a sua posição, na qual já concorre por um lugar com Tiago Tomás (e eventualme­nte Jovane Cabral), Paulinho joga contra o FC Porto para manter o estatuto.

O avançado leonino soma três partidas esta época sem marcar, após ter sido uma das figuras contra o Vizela, na estreia na Liga Bwin, com um golo e uma assistênci­a. Seguiram-se os jogos contra Braga, Belenenses e Famalicão sem faturar – totaliza 272 minutos sem festejos, a segunda maior seca pelo Sporting –, voltando a estar no olho do furacão, uma situação recorrente desde que chegou aos leões: na última temporada, em 14 partidas pelo Sporting, marcou apenas três golos e o seu rendimento não escapou à crítica, sobretudo por altura do maior jejum, de 530 minutos sem marcar. No entanto, um fator a ter em conta é a personalid­ade forte do atacante e a sua maturidade. Paulinho sabe lidar com a pressão e nunca sucumbiu, tanto que quando mais era criticado em Alvalade, na época anterior, apareceu num momento chave, marcando o golo do título no triunfo sobre o Boavista. O camisola 21 do Sporting não treme nos momentos decisivos nem abana com a pressão, mantendo total confiança de Amorim pelo que dá à equipa. O próprio Paulinho reconheceu, no início desta época, que defraudou as expectativ­as leoninas em 2020/21, justifican­do o baixo rendimento e eficácia com as dificuldad­es físicas que enfrentou. Problemas físicos que ditaram precisamen­te o seu afastament­o do clássico da segunda metade da última época (falhou, nessa altura, quatro jogos seguidos por lesão).

 ??  ??
 ??  ?? Concorrênc­ia: leva três jogos sem golo e é pressionad­o por TT, Jovane e Sarabia
Concorrênc­ia: leva três jogos sem golo e é pressionad­o por TT, Jovane e Sarabia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal