O Jogo

Um conta-clássicos sempre a aumentar

PEPE Contabilid­ade de jogos no campeonato do central com rivais históricos de FC Porto, Real Madrid e Besiktas vai em 50. Coates é o leão mais “próximo” Capitão portista será o mais experiment­ado em Alvalade, onde nunca perdeu um clássico para a Liga (ve

- BRUNO FILIPE MONTEIRO

O onze que o FC Porto se prepara para apresentar no sábado, com o Sporting, não terá apenas um estreante (Diogo Costa) em clássicos para o campeonato: Sérgio Conceição fará alinhar também o mais experiente de todos os jogadores neste tipo de encontros, seja entre os que vão pisar o relvado de Alvalade, seja das restantes equipas da Liga Bwin. Pepe já soma 50 partidas frente a um rival histórico nas três principais ligas que disputou (Portugal, Espanha e Turquia), mais do que o benfiquist­a Otamendi (43) e também do que o sportingui­sta Coates (28). Se acrescenta­rmos a esta equação todas as outras competiçõe­s, então o número do portista cresce para os 71, quase metade do que a soma de todo o grupo de Rúben Amorim (151).

Apesar de o cartão de cidadão indicar já 38 anos, o conta-clássicos de Pepe continua a aumentar e só no campeonato português já assinala 18: nove com cada um dos rivais lisboetas. Curiosamen­te, o número de vitórias obtidas contra Benfica e Sporting é exatamente igual: quatro (correspond­ente a 44,4% dos encontros que disputou com cada um deles). O de derrotas difere consoante o adversário, mas é baixo em ambos os casos. Com as águias só perdeu por duas vezes e com os leões menos ainda: uma.

Por ter representa­do o Real Madrid durante dez temporadas, foi em Espanha que Pepe disputou a maioria dos clássicos da carreira. Ao todo foram 28 na La Liga, frente a Barcelona e Atlético de Madrid, apontando um golo a cada um - o outro tiro certeiro em clássicos foi assinado contra o Benfica (2007). Por fim, na Turquia, pelo Besiktas, o defesa enfrentou por duas ocasiões o Galatasara­y e outras duas o Fenerbahçe, o único rival histórico dos clubes que represento­u a quem nunca venceu (perdeu uma vez e empatou outra).

 ??  ?? Pepe com Plata no último clássico entre os dois clubes
Pepe com Plata no último clássico entre os dois clubes
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal