O Jogo

Defesa está ao nível das melhores da Europa

Equipa treinada por Pepa ainda só sofreu um golo na Liga Bwin. Analisado o top 10 do ranking da UEFA, apenas o Tottenham (Inglaterra) e o Nice (França) têm um registo melhor

- MANUEL CASACA

FACE À LESÃO DE BRUNO VARELA, O CHECO TRMAL TEM SIDO TITULAR, NESTE INÍCIO DE ÉPOCA, COM EXIBIÇÕES SEGURAS

O guarda-redes Trmal e um quarteto defensivo que só sofreu uma alteração nestas quatro primeiras jornadas estão há três jogos sem sofrer golos. Beto (Portimonen­se) foi o único a marcar aos vitorianos

O Vitória de Guimarães tem a defesa menos batida da Liga Bwin e uma das melhores da Europa. Com apenas um golo sofrido nas quatro primeiras jornadas, a equipa vimaranens­e está ao nível das melhores dos 10 principais campeonato­s do ranking da UEFA.

O Tottenham, treinado por Nuno Espírito Santo, é uma das poucas equipas que ainda não foi batida na Premier League (Inglaterra). Um feito igualado apenas pelo Nice (França). Estes dois emblemas, contudo, ainda só realizaram três partidas nos respetivos campeonato­s, ao contrário do conjunto minhoto, que tem mais um jogo disputado. Com o mesmo registo do Vitória de Guimarães está o Angers, da Ligue 1, com um golo em quatro jogos, uma média de 0,25 golos sofridos por jornada.

Analisados todos os campeonato­s do top 10 do ranking da UEFA, são 10 as equipas que só sofreram um golo nos respetivos campeonato­s, no entanto, ao contrário do que acontece com o Vitória e o Angers, as restantes sofreram um golo em apenas três jogos, casos de Chelsea, Liverpool, Manchester City e Brentford (Inglaterra), Valência, Sevilha, Espanhol, Maiorca e Atlético Bilbau (Espanha), Wolfsburgo (Alemanha), Ajax e Utrecht (Países Baixos). Todas estas sofreram, em média, 0,33 golos por jogo. Pior registo têm os clubes italianos, concretame­nte, Inter, Roma, Milan, Nápoles, Atalanta e Sampdória. Apesar de só terem sofrido um golo na Série A, somam apenas dois jogos, subindo a média para os 0,50 golos sofridos por encontro.

A nível nacional, Benfica, Sporting, FC Porto, Estoril e Portimonen­se sofreram dois golos em quatro jogos. O V. Guimarães apenas foi batido numa ocasião, com a particular­idade de estar há três partidas sem sofrer. Matous Trmal só sofreu na primeira jornada da Liga Bwin, proeza de Beto, avançado que, entretanto, trocou o Portimonen­se pela Udinese.

O bom registo defensivo do V. Guimarães vem dar razão a Pepa. No final do dérbi com o Braga, o treinador da equipa vitoriana deixou claro que o foco estava na consistênc­ia defensiva. “As casas são construída­s de baixo para cima. Temos tido a capacidade de manter a baliza a zero. Tendo a baliza zero, estamos mais perto de ganhar.”

Para essa consistênc­ia muito têm contribuíd­o as boas exibições do guarda-redes checo Trmal, que agarrou a oportunida­de, depois da infelicida­de de Bruno Varela - ainda a recuperar os níveis físicos ideais, após lesão -, mas também a linha defensiva formada por Sacko, Borevkovic, Jorge Fernandes, Mumin e Rafa Soares. Pepa tem feito, aliás, poucas alterações neste setor A única mexida aconteceu no eixo central, quando trocou Jorge Fernandes por Mumin. O defesa ganês começou a jogar à terceira jornada, com o Vizela, e manteve-se nas opções iniciais com o Braga; o central português ficou no banco.

A consistênc­ia defensiva do Vitória, neste início de época, ganha ainda relevância tendo em conta que dois dos defesas - Borevkovic (ex-Rio Ave) e Rafa Soares (Eibar) - não faziam parte do plantel, na época passada, e Trmal não era o habitual titular.

 ??  ?? Matous Trmal tem agarrado bem a oportunida­de de ser o dono da baliza do Vitória
Matous Trmal tem agarrado bem a oportunida­de de ser o dono da baliza do Vitória
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal