O Jogo

PORTUGAL EMBARCA HOJE RUMO À HISTÓRIA

Um mês depois do início do estágio, a Seleção Nacional viaja esta manhã para Kaunas (Lituânia), onde lutará pelo campeonato do Mundo. O JOGO acompanhou um dia da equipa

- FILIPA MESQUITA JOÃO MAIA

Tudo é preparado ao mais ínfimo pormenor, do pequeno-almoço às reuniões antes dos jogos. Porém, também há tempo para a descontraç­ão e Vítor Hugo revelou alguns dos segredos do grupo

Trinta e dois dias depois e com mais de três dezenas de treinos pelo meio, a Seleção Nacional de futsal viaja, hoje, para Kaunas (Lituânia), onde disputará o Campeonato do Mundo, à procura de melhorar o terceiro lugar conquistad­o em 2000, na Guatemala, precisamen­te na primeira participaç­ão dos lusos na maior competição de seleções. O JOGO acompanhou um dia do estágio e testemunho­u a preparação minuciosa liderada por Jorge Braz. Do despertar ao deitar tudo é preparado ao detalhe por uma equipa de 16 pessoas. A rotina em Rio Maior, primeiro quartel-general do estágio, foi ligeiramen­te diferente da de Viseu, mais marcada por uma sucessão de jogos particular­es, mas o essencial não mudava. A equipa acordava entre as 8h30 e as 9h00, tomava o pequeno-almoço logo a seguir e fazia treino na quadra ou trabalho de ginásio até ao almoço. Depois de um período de descanso, seguia-se uma reunião preparatór­ia do encontro em questão ou o treino vespertino. Neste caso, O JOGO seguiu as pisadas do grupo em dia de Portugal-Uzbequistã­o, que terminou com a única derrota (1-3) nos sete particular­es realizados.

Nesta preparação de elite também há espaço para a brincadeir­a e Vítor Hugo aceitou o desafio de contar alguns dos segredos do grupo. “O Fábio Cecílio nunca se atrasa. É sempre o primeiro a chegar para as reuniões e refeições”, revelou. E quem é que não gosta de acordar cedo? “O Tiago Brito e o Bebé demoram um bocadinho a ficar de bom humor”, sorri. O staff português inclui um chefe de cozinha e há uma dupla que se delicia nas refeições. “O Pauleta e o André Coelho são os mais comilões. E o Afonso é sempre o último a acabar”, termina o guardião do Braga.

“O Fábio Cecílio nunca se atrasa. É o primeiro a chegar às reuniões e às refeições. O Tiago Brito e o Bebé demoram a ficar de bom humor”

“O Pauleta e o André Coelho são os mais comilões e o Afonso é sempre o último a acabar”

“O André Coelho organiza os torneios de snooker e eu ganho-os. O Pauleta é o guarda-costas do Zicky”

Vítor Hugo

Guarda-redes da seleção de futsal

 ??  ?? A foto de equipa no dia do jogo com o Uzbequistã­o, que Portugal perdeu (3-1)
A foto de equipa no dia do jogo com o Uzbequistã­o, que Portugal perdeu (3-1)
 ??  ?? Jorge Braz dá a tática antes de mais um jogo particular
Jorge Braz dá a tática antes de mais um jogo particular
 ??  ?? Fábio Cecílio faz ginásio durante a manhã
Fábio Cecílio faz ginásio durante a manhã
 ??  ?? João Matos e Pany Varela no pequeno-almoço
João Matos e Pany Varela no pequeno-almoço

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal