O Jogo

Sai um jackpot à espanhola

A Roja ganhou (2-0) com muita dificuldad­e ao Kosovo e aproveitou a derrota da Suécia na Grécia

- SÉRGIO ANDRÉ

Comandados de Luis Enrique viram-se e desejaram-se para ultrapassa­r um adversário que sobretudo na segunda parte criou oportunida­des suficiente­s para obter outro resultado

Não foi nada fácil a vida da seleção de Espanha frente ao Kosovo. A vitória por 2-0 não traduz exatamente o que se passou em campo, mas a equipa de Luis Enrique, que viveu momentos de apuro na segunda parte, acabou por ter uma jornada de ouro, pois venceu o seu jogo e viu a Suécia perder na Grécia, o que lhe garantiu imediatame­nte a liderança do grupo B e a condição de depender apenas de si própria para chegar ao Mundial, sem recorrer ao play-off. Os problemas na finalizaçã­o, sobretudo durante o primeiro tempo, foram evidentes. No seu melhor período, a Roja marcou através de Fornals, numa rotação e remate com o pé esquerdo, mas depois com o passar do tempo foi caindo, ficando à mercê do Kosovo. Estes, no início da segunda parte, criaram um par de oportunida­des de golo que poderiam ter dado outra dimensão ao jogo.

O guarda-redes Unai Simón tornou-se numa das figuras da partida, opondo-se com eficácia aos lances com selo de golo criados pelo adversário. Na parte final, e já depois de ter feito algumas mexidas na equipa para manter o resultado, Luis Enrique viu Ferrán Torres fechar a contagem com um remate forte à entrada da área.

Do outro lado, na Grécia, também chegavam boas notícias, com Bakasetas (62’) e Pavlidis (78’) a complicare­m o percurso da Suécia (primeira derrota) rumo ao Catar. Aos golos helénicos, Quaison respondeu a 10’ do fim, tarde para alterar o rumo dos acontecime­ntos. A seleção da Grécia volta a respirar e se vencer os seus jogos pode ser a surpresa do grupo. Encostado às cordas com três empates em três jogos, só o triunfo interessav­a aos helénicos e foi isso que aconteceu. Com o guarda-redes benfiquist­a Vlachodimo­s a assumir a titularida­de, distanciou-se da Suécia apenas na segunda parte com um golo de Bakasetas. Sem perder a baliza de vista e mantendo-se rigorosa defensivam­ente, chegou ao segundo por Pavlidis. A seleção nórdica balanceou-se para o ataque e reduziu dois minutos depois, num lance em que o guardião das águias poderia ter feito bem melhor – após um remate forte largou a bola para a frente – e Quaison não perdoou.

Contas feitas, uma jornada de ouro para a seleção espanhola. Luis Enrique, selecionad­or da Roja, assumiu as dificuldad­es. “Foi um parto complicado. Este não é o melhor mês para competir e posso afirmá-lo porque já fui jogador. Espero que em novembro estejamos mais rodados”, referiu, acrescenta­ndo que o Kosovo esteve “perto do empate”. “Demos vida ao nosso rival. Este tipo de jogos custam sempre”, acrescento­u o selecionad­or espanhol.

 ??  ?? Ferrán Torres remata e fecha a contagem no triunfo sobre o Kosovo
Ferrán Torres remata e fecha a contagem no triunfo sobre o Kosovo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal