O Jogo

PORTUGAL ENTRE OS 16 MELHORES

Seleção Nacional até podia perder por 2-3, mas ganhou por 3-1 e está nos “oitavos” do Europeu, que vai jogar domingo com a Holanda

- RUI GUIMARÃES

Portugal sabia que bastava ganhar dois sets para se apurar pela primeira vez para os oitavos de final do Europeu de voleibol,umavezque,mesmo perdendo por 2-3 com a Grécia, era a seleção que tinha melhor set-average relativame­nte a gregos e belgas. No entanto, uma clara vitória por 3-1 deixou desde logo a equipa das Quinas com encontro marcado com a Holanda, no domingo.

Foi com esse fito que a formação de Hugo Silva entrou na partida: forte, a variar as ações atacantes, personaliz­ada e sem temer o que quer que fosse. Assim se explica que, depois de ter sofrido um parcial de quatro pontos – de 17-19 para 21-19 –, tenha mantido a tranquilid­ade para empatar a 22 e, a seguir, com três serviços de André Lopes, os dois primeiros diretos e o terceiro a dificultar a ação do adversário, tenha fechado nos 22-25.

No segundo, a equipa das Quinas voltou a encher o peito e arrancou bem, tendo chegado, sensivelme­nte a meio, a vencer 11-16. Porém, nessa altura, deu-se uma pequena confusão, com um jogador de cada conjunto a ser admoestado, resultando, aí sim, um período de nervosismo da Seleção Nacional, que sofreu um parcial de 13-6 (!), colocando o marcador em 24-22. Portugal ainda empatou a 24, forçou as vantagens, mas cedeu 26-24.

A equipa lusa manteve a calma e, especialme­nte, a qualidade de jogo e acabou por nem precisar das contas inicialmen­te referidas, uma vez que ganhou os dois sets seguintes e carimbou um lugar entre as 16 melhores equipas da Europa, ao terminar na quarta posição do grupo A, com seis pontos, deixando Bélgica com quatro e Grécia com dois. Portugal esteve bastante bem no terceiro set e, no quarto e último, com oito serviços consecutiv­os de Miguel Tavares, passou de posição de derrotado (19-15) para a de vencedor (19-23).

“Estou muito contente. Depois destes anos todos na seleção estamos a fazer história no voleibol português”

Alexandre Ferreira

Jogador da Seleção Nacional

“É o coroar do trabalho que tivemos este verão, que foi árduo e difícil”

Hugo Gaspar

Jogador da Seleção Nacional

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal