O Jogo

André André: 150 jogos pelo Vitória na I Liga

Médio de 32 anos é referência em equipa repleta de jovens

- MANUEL CASACA

Aos 32 anos, André André é um dos mais experiente­s de uma equipa muito jovem. Na última jornada, no dérbi com o Braga, sete dos 11 titulares apresentad­os por Pepa tinham menos de 25 anos domingo, contra o Belenenses, o jogo 150 pelo Vitória de Guimarães no campeonato. Um número significat­ivo para um jogador que é capitão de equipa e uma referência de um clube ao qual se juntou no verão de 2012.

E se na Liga Bwin soma 149 jogos e 33 golos, em todas as provas são 177 partidas e 36 golos pelos minhotos. Números que só não são mais elevados porque, pelo meio, teve uma passagem pelo FC Porto, entre 2015 e 2018. Pelos dragões completou 94 jogos em todas as provas, 65 dos quais no campeonato.

Aos 32 anos, André André atravessa um grande momento e Pepa não prescinde do pêndulo e capitão de equipa. Titular nos seis jogos oficiais da época, começou por ajudar na qualificaç­ão para a fase de grupos da Taça da Liga, contribuin­do ainda para a melhoria que a equipa tem apresentad­o no campeonato. Domingo, com os adeptos do Vitória nas bancadas do Estádio D. Afonso Henriques, o médio vai ter oportunida­de de chegar aos 150 jogos na Liga Bwin.

A importânci­a de André André no onze não se resume ao que joga. Distingue-se pelas recuperaçõ­es de bola e pela organizaçã­o de jogo, mas também pelo contributo que tem dado para o cresciment­o dos companheir­os. A experiênci­a do internacio­nal português tem sido importante num meio-campo com muita juventude. Tomás Händel, com 20 anos, cumpre apenas a primeira época na equipa principal, enquanto André Almeida tem 21 anos e vai na terceira época na Liga Bwin. Habituado a ocupar várias zonas do meio-campo, André André pode ajudar e muito os dois internacio­nais sub-21 portuguese­s. A experiênci­a do capitão torna-se igualmente vantajosa para os restantes companheir­os, numa equipa que, por exemplo, no dérbi com o Braga, apresentou sete jogadores abaixo dos 25 anos, concretame­nte, Trmal (22), Borevkovic (24), Mumin (23), Tomás Händel (20), André Almeida (21) e Óscar Estupiñán (24).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal