O Jogo

COATES FORÇA GESTÃO NO EIXO Dúvida Pote cada vez mais difícil e Nuno Santos já espreita

RECUPERAÇíO Central já se treinou no relvado, embora ainda condiciona­do, e Amorim aposta tudo em tê-lo contra o FC Porto

- RAFAEL TOUCEDO

Gonçalo Inácio, que ontem só fez tratamento, foi usado ao meio no trio de centrais nos jogos sem Coates em 2020/2021, pelo que uma boa recuperaçã­o é fundamenta­l para não compromete­r a Champions

Se há uma semana pareciam boas notícias que Coates, Gonçalo Inácio e Pedro Gonçalves tivessem sido dispensado­s dos trabalhos das seleções de Uruguai e Portugal, por pequenas mazelas, agora, em vésperas do clássico contra o FC Porto, a situação dos jogadores em questão ainda preocupa e a sua ida a jogo não é uma certeza. Nesse quadro, é a utilização de Coates, o capitão, alma da equipa e o grande esteio defensivo dos leões, aquela pela qual Amorim mais desespera, já antevendo a gestão para o jogo seguinte contra o Ajax, no qual o uruguaio não pode jogar por suspensão (foi expulso contra o LASK Linz, no último jogo europeu do Sporting).

É que Amorim ficou com apenas quatro centrais no plantel (Coates, Inácio, Feddal e Neto) e um lateral adaptado ao eixo (Matheus Reis) para três vagas no onze. E com um ciclo complicado a começar, sem Coates na segunda partida, para a Champions, o técnico vê como fundamenta­l que Inácio esteja em boas condições contra o Ajax, já que é o patrão de recurso para Amorim: em dois jogos sem o capitão em 2020/2021 (Mafra na Taça da Liga e V. Guimarães na jornada 24 da Liga) foi o camisola 25 a substitui-lo ao meio. Com um trio titular consolidad­o, mexer o mínimo no sector é a gestão mais convenient­e. Assim, dado que Inácio só fez ontem tratamento, a recuperaçã­o para amanhã é ainda possível, desde que não comprometa a sua utilização no jogo seguinte contra o Ajax. O cenário que se previa de gestão no eixo defensivo começa mais cedo do que Rúben Amorim pensaria... e logo em jogos de peso como um clássico e o regresso à Liga dos Campeões.

Coates, o único do atual plantel que jogou na última partida dos leões na Champions, em dezembro de 2017 contra o Barcelona, falha o regresso com o Ajax, mas os leões consideram decisivo que esteja no clássico e fazem um forcing nesse sentido.

Com uma inflamação no joelho direito, Coates já trabalhou ontem no relvado e caminho para estar no clássico e continuar a ser totalista em 2021/2022. O central é o leão com mais clássicos (16) e com mais vitórias alcançadas: 4, as mesmas que Rircardo Esgaio e Palhinha.

Amorim tem ainda várias dúvidas para o encontro contra o FC Porto e só as vai dissipar perto do jogo. Uma das mais importante­s prende-se com o goleador Pedro Gonçalves, que deixou o estágio da seleção de Portugal com uma inflamação no pé esquerdo, continua em tratamento e hoje fará teste decisivo para ver se pode jogar contra os dragões, um cenário que, ao que O JOGO apurou, está mais complicado. Em corrida contra o tempo, Pote fará hoje um teste decisivo. Embora Sarabia já possa ser convocado, é Nuno Santos quem espreita a sua vaga no onze. Tiago Tomás também ainda não treinou, com dores na coxa direita.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal