O Jogo

“NÃO FAZ SENTIDO TER UM JOGO NESTAS CONDIÇÕES”

SÉRGIO CONCEIÇÃO Eventual adiamento do clássico de hoje teria sido lógico, defende o técnico. Em relação ao Sporting, o FC Porto saiu “obviamente prejudicad­o” da pausa para jogos de seleções

- FRANCISCO SEBE

Treinador do FC Porto fez as contas: os seus jogadores somaram mais minutos e quilómetro­s nas seleções. Uribe, Corona e Díaz só ontem se juntaram ao grupo, após uma preparação que “não foi normal”

Era certo que a antecâmara do Sporting-FC Porto ficaria sempre marcada pelo debate em redor do desgaste dos jogadores após os jogos de seleções. Sérgio Conceição frisou que os dragões estão em piores condições nesse capítulo, mas os que forem lançados terão os olhos na vitória, sem “lamúrias ou lamentaçõe­s”. É o primeiro clássico da época, qual a importânci­a de um jogo deste calibre?

—São sempre jogos importante­s, chamados de jogos que valem seis pontos, porque servem par atirar três ao adversário. Gostaria de defrontar o atualcampe­ãon outras condições, ma sé oqueé. Temos que olhar para as soluções que temos dentro do grupo, apresentar uma equipa competitiv­a e tentar conseguir o melhor resultado possível, queéavitór ia.

Os dois clubes vão em circunstân­cias iguais para o jogo? O FC Porto criticou algumas opções do selecionad­or...

—Não tenho de comentar as decisões do nosso sele cio na dor. Em relação ao queéadific­uld ade da preparação do jogo, obviamente que saímos prejudicad­os. Temos mais mil e tal minutos de jogo do que o adversário, tendo em conta os jogadores das seleções. Temos mais de 200 mil quilómetro­s de viagens extra. Ouvi comentador­es dizerem que estamos no início da época... É uma estupidez dizer isso. Estamos no início da época, mas a saúde dos jogadores está em causa. De madrugada estava o Luis Díaz a marcar um golo e vai juntar-se à equipa hoje [ontem], assim como o Uribe e o próprio Corona. Preparar um jogo dentro destas condições, onde passo uma semana e meia com 13 jogadores, não é, de todo, normal. Estamos habituados a fornecer seleções, mas não é normal a calendariz­ação e aquilo que fazem para que os jogadores se apresentem nestas condições à hora do jogo.

Face às circunstân­cias, fazia sentido adiar o jogo com o Sporting?

—É fácil de responder. É lógico. Não há outra resposta que possa dar. Não faz sentido fazer um jogo de campeonato nestas condições.

Depois de uma preparação atribulada, como é que se prepara o melhor onze para um jogo destes?

—Não é fácil. Há várias formas de trabalhar a equipa, com imagens, com vídeos, com a análise dentro do balneário, mas não há nada como o treino em campo. Temos três jogadores[Uribe,CoronaeDía­z] que quase entram no grupo no dia do jogo. É difícil, complicado, mas não podemos agarrarnos exclusivam­ente a isso. O que podemos fazer para ganhar o jogo? Trabalhar as soluções que temos no plantel. Vamos perceber se os jogadores que chegam agora estão em condições e, a partir daí, construir a equipa para tentar ganhar o jogo. Sem lamúrias e lamentaçõe­s. Depois do jogo não me vão ouvir a falar mais disso.

O Sporting teve vários jogadores dispensado­s das seleções. Consegue antever o onze do rival?

—Não conheço a condição desses jogadores. Se não estiveram nas seleções é porque não podiam mesmo. Acredito naquilo que é a verdade dos jogadores. Se os que, normalment­e, são titulares estiverem em condições, vão jogar. O mercado fechou e o Sporting teve uma ou outra entrada de qualidade, mas isso são estratégia­s que dizem respeito ao treinador do Sporting.

“Obviamente que saímos prejudicad­os [em relação ao Sporting]. Temos mais mil e tal minutos de jogo e 200 mil quilómetro­s de viagens extra”

“De madrugada estava o Luis Díaz a marcar um golo. Esta preparação não foi, de todo, normal”

 ??  ?? Sérgio Conceição preferia não ter de jogar o clássico esta noite
SÉRGIO CONSIDERA
QUE DESVALORIZ­AR O DESGASTE DOS JOGADORES POR SER INÍCIO DE
ÉPOCA É “ESTUPIDEZ”
Sérgio Conceição preferia não ter de jogar o clássico esta noite SÉRGIO CONSIDERA QUE DESVALORIZ­AR O DESGASTE DOS JOGADORES POR SER INÍCIO DE ÉPOCA É “ESTUPIDEZ”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal