O Jogo

SUPERTAÇA VOLTA COM NOVO FORMATO

Após não se ter jogado na época passada, uma vez que na anterior, pela covid, não houve campeão nem vencedor de Taça, a prova regressa

- RUI GUIMARÃES

Em vez do tradiciona­l jogo entre campeão e quem ganhou a Taça – ou finalista derrotado, caso o vencedor tenha sido o campeão – , a Supertaça regressa mas com os primeiros quatro do campeonato passado

••• Este fim de semana, na Nazaré, joga-se o primeiro clássico da época a valer, numa partida marcada para hoje, às 17 horas, entre FC Porto e Benfica. Antes, às 15 horas, disputa-se o SportingÁg­uas Santas. São as meias finais de um novo modelo competitiv­o da Supertaça e que, ao que O JOGO apurou, veio para ficar. Ou seja, o encontro entre campeão e vencedor ou finalista vencido da Taça deixa de ser aquele que vai ditar a primeira conquista das próximas épocas.

Por isso, FC Porto, Sporting, Benfica e Águas Santas, os quatro primeiros classifica­dos do Campeonato Placard da temporada passada, são as equipas que vão a jogo.

“Nós tentamos ganhar todos os jogos, mas também devemos ter respeito pelos adversário­s. O Benfica precisa de ganhar alguma coisa e investiu muito, tem ótimos jogadores e uma equipa muito boa, mas nós também, por isso vai ser um jogo interessan­te. Sabemos que temos de jogar bem para vencer as equipas de topo em Portugal e espero que o consigamos”, disse Magnus Andersson, técnico sueco, sobre o encontro com as águias, alertando: “Temos de jogar melhor do que fizemos na pré-época.” Já pelo lado do Benfica, a voz a Chema Rodriguez, o treinador espanhol que está a iniciar a segunda época na Luz. “Estou à espera de uma partida muito competitiv­a. Eles mudaram muitos jogadores, nós também. É um rival, é uma equipa que tem ganhado muitos títulos nos últimos anos. Vamos tentar estar sempre dentro do jogo e do resultado, e esperar que os detalhes caiam para o nosso lado”, referiu, refletindo: “Já tivemos dois jogos [na Liga Europeia] e o FC Porto só teve jogos particular­es. Isso pode ajudar-nos...”.

“Temos o máximo respeito pelo Águas Santas, que ainda por cima vem de dois jogos nas competiçõe­s europeias e apresenta um ritmo que nós ainda não temos”, lembrou o técnico leonino Ricardo Costa. “Há uma certeza que poderão ter para esta época: vamos lutar em todos os jogos para ganhar. Acreditare­i sempre que teremos possibilid­ades, mesmo que nalguns jogos, como este, saiba que as probabilid­ades são menores”, garantiu Ricardo Moreira, novo técnico dos maiatos.

“É a oportunida­de para disputar um título que à partida não poderíamos estar a jogar”

Ricardo Costa Treinador do Sporting

“O Sporting manteve grande parte da base do ano anterior, aliada ao investimen­to forte que fez este ano”

Ricardo Moreira Treinador do Águas Santas

“Vamos entrar no nosso ritmo com praticamen­te dois jogos por semana até ao Natal”

Magnus Andersson Treinador do FC Porto

“[O FC Porto] tem um treinador e um plantel muito bons, mas somos o Benfica”

Chema Rodriguez Treinador do Benfica

 ??  ?? FC Porto e Águas Santas jogaram a Supertaça de 2019/20, ganha pelos azuis e brancos
FC Porto e Águas Santas jogaram a Supertaça de 2019/20, ganha pelos azuis e brancos
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal