O Jogo

RECORDES E OUTRAS CURIOSIDAD­ES

-

José Mourinho o único treinador do mundo a ter vencido a Liga dos Campeões e a Liga Europa por mais do que uma vez

Foi campeão nacional em todos os países onde foi treinador À frente de FC Porto, Chelsea e Manchester United conseguiu vencer os quatro primeiros jogos oficiais que realizou, como agora acontece na Roma. Hoje, no entanto, pode ser a primeira vez que começa com cinco triunfos consecutiv­os

Disputou três edições da Supertaça Europeia (jogo único) e não ganhou nenhuma. De todas as competiçõe­s que disputou até hoje, é a única que ainda não conseguiu vencer. Fez esta épocas dois jogos da Conference League, que está na sua primeira edição

Com 639 triunfos em 999 jogos, tem na carreira uma média de 1,92 pontos por jogo. Nos clubes que treinou antes da Roma, as melhores médis pontuais que obteve foi no FC Porto (2,31 por jogo) e no Real Madrid (2,30)

Mourinho foi escolhido para dar voz ao Papa Francisco num filme de animação português que celebrava o centenário da aparição de Nossa Senhora de Fátima, em 1917.

Um dos seus mentores é o professor e filósofo Manuel Sérgio. “O José Mourinho é um génio”, disse este um dia.

A mãe não queria que José seguisse a profissão do pai, mas este trocou o curso de gestão pelas Ciências do Desporto, no ISEF. Já licenciado, completa um curso para treinadore­s na Escócia.

Com 49 anos e 12 dias, foi o treinador mais jovem de sempre a chegar aos 100 jogos na Liga dos Campeões

Campeão espanhol com 100 pontos e 121 golos marcados em 2011/12, chegou a dizer que era ele o treinador do “melhor Real Madrid da história”.

Recorde para defesa menos batida numa da época da Premier League, com 15 golos sofridos

Foi o mais rápido a chegar às 50 vitórias na Serie A (ao fim de 77 jogos), na Premier League (após 63 partidas) e em La Liga (em 62 jogos)

Foi numa conferênci­a de imprensa, à chegada ao Chelsea, que proferiu a famosa frase: “Não me chamem arrogante, mas eu sou campeão europeu e penso que sou especial.” Foi a partir daqui que ganhou a alcunha “Special One”, que ainda hoje perdura, mais de 17 anos depois.

O último recorde bateu-o pouco antes de chegar à Roma. “Nunca tinha estado 40 dias sem dar entrevista­s”, contou, em agosto deste ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal