O Jogo

SARABIA MULTIPLICA O PERIGO ÀS BALIZAS

Nos últimos dois jogos, o criativo espanhol subiu de rendimento: rematou mais vezes, cresceu também nas assistênci­as e mostrou-se influente nas vitórias com o Arouca e o Besiktas

- FREDERICO BÁRTOLO

Canhoto vindo do PSG reconheceu alguma dificuldad­e na adaptação e até nos posicionam­entos defensivos , mas já revela maior intensidad­e, tendo subido nas interceçõe­s, recuperaçõ­es de bola e duelos defensivos

No jogo com o Arouca, Sarabia fez duas assistênci­as e contra o Besiktas, ao sétimo jogo pelo Sporting, marcou (de penálti) pela primeira vez pelos leões. A importânci­a do reforço mais sonante deste ano começou a sentir-se nos resultados nos últimos dois jogos, na Liga e na Liga dos Campeões, mas não se fica por aí. O JOGO comparou as primeiras cinco partidas (FC Porto, Ajax, Estoril, Marítimo e Dortmund) com os dois últimos desafios e o espanhol de 29 anos está mais interventi­vo, mais compenetra­do a defender e mais perigoso no último terço.

Nos primeiros cinco encontros pelo Sporting, o reforço vindo do PSG jogou em média 60 minutos e nos últimos dois acentuou o seu peso em campo, com uma média de 78 minutos no relvado por jogo. Elogiado pelo treinador Rúben Amorim, que disse que o espanhol “joga bem nos dois lados”, Sarabia passou de 0,6 remates por partida para três tiros/jogo, com o destaque de todos os seis remates efetuados nos últimos dois jogos terem ido à baliza. Nestes, teve influência direta em três golos, convertend­o um e assistindo em duas ocasiões, quando nos anteriores cinco encontros não marcara nem assistira, tendo feito apenas o passe que isolaria Paulinho, na Amoreira, a influencia­r o resultado, já que o avançado foi derrubado na área. Conseguiu ainda quase triplicar os passes para remates dos colegas. Ou seja, Sarabia aparece mais vezes perto da área e está a multiplica­r o perigo para as balizas adversária­s, tendo aumentado também os dribles tentados.

O Sporting esteve mais recuado e com menos posse de bola na Turquia – onde foi letal nas bolas paradas e contra-ataques –, justifican­do a descida residual de Sarabia no total de passes e nos que realizou para último terço. Mas o cresciment­o nas ações de jogo mostram o avançado espanhol mais intenso a defender. É nesse capítulo que Amorim tem insistido durante as semanas de trabalho com o reforço. Mais pressionan­te, Sarabia subiu de três para quatro duelos por jogo, quase triplicou as interceçõe­s, passando de três para cinco recuperaçõ­es por partida.

“Tive de me adaptar à equipa, é um sistema novo, mas aos poucos vou conhecendo os meus companheir­os e sabendo que tenho de me desmarcar ou recuar para ajudar a equipa”, comentou Sarabia após a última vitória, cada vez mais entrosado.

 ?? ?? Sarabia chegou ao Sporting cedido pelo PSG e envolvido no empréstimo de Nuno Mendes aos parisiense­s
Sarabia chegou ao Sporting cedido pelo PSG e envolvido no empréstimo de Nuno Mendes aos parisiense­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal