O Jogo

Goleada é para curar fora da Luz

Vizela é primeiro de quatro adversário­s seguidos a defrontar longe de casa. Jesus já fez dois plenos em quatro situações idênticas

- MARCO GONÇALVES

Após o desaire por 0-4 com o Bayern, os encarnados visitam o Minho duas vezes, para defrontar vizelenses e V. Guimarães (Taça da Liga), enfrentand­o depois Estoril e de novo os bávaros, em Munique

O Benfica vai andar nos próximos tempos de malas às costas.Depoisdago­leada(0-4) sofrida frente ao Bayern Munique, na quarta-feira, no Estádio da Luz, as águias vão curar as feridas desse desaire longe de casa, disputando agora quatro encontros consecutiv­os como visitantes. O Vizela, amanhã, é o primeiro adversário fora de portas, seguindose, de novo no Minho, e já quarta-feira, o Vitória de Guimarães, para a Taça da Liga. Depois, há uma curta viagem à Amoreira, para defrontar o Estoril, para o campeonato, com o período fora da Luz a terminar a 2 de novembro, com a deslocação a Munique, para a Champions, diante do Bayern.

Períodos tão longos como visitante não são muito comuns, mas Jorge Jesus já os experiment­ou como treinador do Benfica por quatro ocasiões. E teve um aproveitam­ento de 50 por cento. Nas duas primeiras séries, ambas em 2009/10, não conseguiu fazer o pleno, mas nas duas seguintes, uma em 2010/11 e outra em 2012/13, somou por vitórias os quatro embates seguidos fora da Luz.

Na primeira sequência sem sucesso, em 2009/10, perdeu com o AEK, na Liga Europa, vencendo Paços de Ferreira, Monsanto e Leiria. Depois, começou por ganhar ao Rio Ave, seguindo-se um empate com o V. Guimarães (na Taça da Liga), e mais duas vitórias, com Marítimo e Rio Ave, de novo. As séries 100 por cento positivas foram diante de Rio Ave, Aves, FC Porto e V. Setúbal, em 2010/11, e ante Académica, Moreirense, Braga e Paços de Ferreira, em 2012/13.

Desde então, sem Jesus, houve mais uma série destas, em 2019/20, sendo que o Benfica venceu dois jogos (Santa Clara e Vizela), perdendo em Lyon e empatando com o RB Leipzig.

Para enfrentar este ciclo longe do seu reduto, o Benfica apresenta para já um percurso sem derrotas nas saídas: quatro vitórias no campeonato, uma na Taça e outra na qualificaç­ão para a Champions, além de dois empates.

JJ venceu os quatro jogos como visitante pelo Benfica em 2010/11 e 2012/13. Este ano, águias têm seis triunfos e dois empates fora

 ?? ?? Everton fez um golo na última saída do Benfica, com o Trofense
Everton fez um golo na última saída do Benfica, com o Trofense

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal