O Jogo

O PRIMEIRO CARIMBO

Famalicão venceu pela primeira vez no campeonato. Banza bisou, marcando na sequência de dois lances de bola parada. Nuno Campos não começou da melhor maneira

- ARTHUR MELO

Santa Clara transfigur­ado na sua forma de jogar mostrou bons apontament­os na primeira meia hora, mas o Famalicão foi acertando e estreou-se a ganhar na I Liga

Não resultou em pleno a primeira aparição do novo Santa Clara, versão Nuno Campos. Os encarnados, que até estiveram bem na primeira meia hora, desperdiça­ram três soberanas ocasiões de golo e depois viram o Famalicão ser tremenda eficaz no aproveitam­ento de duas bolas paradas.

Para os famalicens­es, o Santa Clara é uma espécie de talismã, principalm­ente nos Açores, onde a equipa agora orientada por Ivo Vieira venceu sempre os confrontos (três) na I Liga. Odeontemga­nhou sabormais especial, já que foi a primeira vitória da equipa no campeonato, permitindo-lhes trocar com o seu adversário na tabela classifica­tiva.

Nuno Campos, que se estreou em casa, não teve a mesma sorte e eficácia que a equipa demonstrou há uma semana, em Leiria. O técnico, embora mantendo a disposição do xadrez, alterou por completo a forma de jogar da equipa, com saídas curtas, muita bola nos pés dos jogadores, que exploravam os espaços entre linhas e , algumas vezes, a profundida­de. O corredor central, e o lado esquerdo em particular, parece ser a nova matriz da equipa, que podia ter chegado, por três ocasiões, ao golo. Todavia, Ricardinho (7’ ) e Allano (9’ e 20’ ) não conseguira­m dar a melhor sequência às jogadas e, no último lance, Allano até acertou com estrondo no poste direito da baliza de Júnior.

O filme da partida começou a alterar-se a partir daqui. O Famalicão subiu ligeiramen­te o bloco e começou a importunar a saída de bola dos encarnados. A falta de rotinas nesta forma de construir começou a evidenciar-se e, aos poucos, o adversário foi ganhando ascendente, mas só de lances de bola parada criava algum perigo.

Contra a corrente do jogo, o Famalicão marcou no último lance da primeira parte. Banza saltou mais alto que toda a gente e antecipou-se a Marco no primeiro poste, após canto na esquerda. Logo após o regresso dos balneários, o francês bisou natransfor­maçãodeuma­grande penalidade, depois de Tassano travar a progressão de Marcos Paulo na área. Até ao final, o Famalicão geriu o cronómetro e Santa Clara enredou-se na sua forma de jogar.

 ?? ?? Banza, a grande figura do jogo, deixa Mansur por terra
Banza, a grande figura do jogo, deixa Mansur por terra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal