O Jogo

TESTEMUNHO­S DOS LEÕES NA BASE DA ACUSAÇÃO

Sérgio Conceição, Vítor Baía e Rui Cerqueira arriscam ser suspensos pelo CD da FPF pelo episódio com Frederico Varandas no final do FC Porto-Sporting (campeonato) de fevereiro

- BRUNO FILIPE MONTEIRO

Imagens demonstram aglomerado e relatório da polícia refere um foco de tensão prontament­e sanado. Os clubes já foram notificado­s. Audiência do CD prevista para a semana, mas pode ser adiada.

A Comissão de Instrutore­s da Liga propôs ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol que aplique castigos a Sérgio Conceição, Vítor Baía e Rui Cerqueira e à SAD do FC Porto no rescaldo do episódio ocorrido no final do FC Porto-Sporting, de 11 de fevereiro, na garagem do Estádio do Dragão. É do entendimen­to daquele órgão existirem indícios suficiente­s para acusar o treinador por lesão da honra e reputação e denúncia caluniosa, pelo qual também está indiciado o administra­dor portista, além de tentativa de agressão. O diretor de Imprensa dos dragões terá de responder por agressão, enquanto que a sociedade azul e branca por inobservân­cia qualificad­a de outros deveres. A medida penal prevista varia consoante os casos. Além de uma multa, os três primeiros arriscam ainda um período de suspensão: Conceição de um mês a dois anos; Baía de dois meses a três anos; e Cerqueira de três meses a três anos. Já a SAD poderá ter de pagar entre 20 300 euros e 96 900 euros. Os dois clubes, sabe O JOGO, já foram oficialmen­te notificado­s da decisão. Na base da posição final da CI estiveram, segundo informaçõe­s recolhidas pelo nosso jornal, os testemunho­s efetuados pelos responsáve­is do Sporting: Frederico Varandas (presidente), Miguel Braga (diretor de comunicaçã­o), Filipe Dinis (diretor de Imprensa), Paulo Almeida (diretor de segurança) e Paulo Rosário (funcionári­o). As imagens de videovigil­ância analisadas por aquele organismo demonstram a existência de um aglomerado de pessoas, do qual Frederico Varandas, presidente dos leões, sai acompanhad­o por um segurança. O relatório da polícia dá conta de um foco de tensão prontament­e sanado. Já o do delegado da Liga, que não estava presente no local, foi redigido assente em factos relatados por interposta pessoa.

Insultos e a fotografia de um telemóvel no chão

A abertura deste processo disciplina­r surgiu na sequência de uma queixa apresentad­a pelo Sporting. Os factos remontam ao final do FC Porto-Sporting, do campeonato, que terminou empatado 2-2, em que Frederico Varandas fez uma declaração na sala de Imprensa do Dragão que, entre outros, visou Pinto da Costa. No percurso de regresso ao autocarro dos leões, a CI concluiu que o presidente sportingui­sta foi confrontad­o por Vítor Baía (uma das pessoas que identifico­u) de forma insultuosa e que o administra­dor do FC Porto ainda tentou encostarlh­e a cabeça. À distância, Sérgio Conceição terá proferido impropério­s contra Varandas, que também o identifico­u, mas numa posição mais distanciad­a. Quando ameaçou registar o incidente em vídeo com recurso ao telemóvel, Rui Cerqueira terlhe-á dado uma palmada, levando à queda e à perda do aparelho, cuja capa teria alguns documentos pessoais do dirigente leonino. Às primeiras horas da manhã, um conta twiter ligada ao FC Porto publicou a fotografia de um telemóvel com a mensagem “Pinto da Costa, 40 anos a tirar a rede a Lisboa”, que, de acordo com dados apurados por O JOGO, foi interpreta­do como um ato grosseiro e de chacota.

Audiência para a semana, mas adiamento é hipótese

O processo seguirá agora os trâmites normais, com a marcação de uma audiência disciplina­r por parte do CD da FPF. Ao que O JOGO apurou, a audição das duas partes está prevista para a próxima semana, embora a hipótese de adiamento esteja em cima da mesa. Certo é que o FC Porto terá até dois dias antes da data definida para fornecer meios de prova e arrolar testemunha­s. Assim que estas forem ouvidas, a velocidade da tomada de decisão depende exclusivam­ente do órgão federativo, não havendo um prazo para que ela seja conhecida. No caso de os portistas serem castigados com uma suspensão, a totalidade ou uma parte dela até poderá ser cumprida na pausa competitiv­a.

 ?? ?? O FC Porto-Sporting, da 22.ª jornada da Liga, ficou marcado por vários incidentes no relvado... e fora dele
O FC Porto-Sporting, da 22.ª jornada da Liga, ficou marcado por vários incidentes no relvado... e fora dele

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal