O Jogo

RAMOS COM ONZE À VISTA

Pela primeira vez na Liga Bwin, o internacio­nal português poderá assumir a baliza do FC Porto e, em consequênc­ia, sagrar-se campeão. Rúben Semedo também espreita vaga no eixo

- FRANCISCO SEBE

Conceição “não é de dar rebuçados”, mas também tem a intenção de “oficializa­r” Francisco Meixedo e Fernando Andrade como campeões nacionais, ainda que muito provavelme­nte a partir do banco.

Fechar o campeonato com um triunfo é a prioridade do FC Porto para o jogo com o Estoril, mas o duelo de hoje encerra também a derradeira oportunida­de de alargar o leque de novos campeões nacionais. Como tal, é de prever que, aquando do apito inicial, pelo menos dois jogadores se juntem à lista. Falamos de Cláudio Ramos e Rúben Semedo, que poderão figurar no onze inicial dos dragões, naquela que, a confirmar-se, será a primeira participaç­ão de ambos na Liga Bwin 2021/22.

Para o guarda-redes contratado ao Tondela em 2020, tratar-se-á mesmo da estreia na Liga pelo FCPorto. Isto porque, na época transata, atuou apenas em quatro ocasiões... pela equipa B. Já este ano, fez a estreia absoluta pela formação principal, na Taça da Liga, com o Rio Ave. Na conferênci­a de Imprensa de antevisão, Sérgio Conceição deixou, de resto, uma pista sobre a provável titularida­de de Cláudio, “reservando” o argentino para o Jamor. “Para a baliza, o Marchesín tem jogado na Taça e, se treinar bem durante a semana, tem grandes probabilid­ades de jogar a final”, explicou, quando questionad­o sobre o eventual regresso do argentino ao onze. Usando Ramos de início, Conceição não terá de “queimar” duas substituiç­ões na baliza.

Rúben Semedo, por sua vez, chegou do Olympiacos em janeiro, por empréstimo, e passou por um período de melhoria de índices físicos, assim como de identifica­ção com a ideia de jogo portista. O central ganhou ritmo pelos “bês”, mas, sob a orientação de Conceição, atuou apenas 45 minutos, na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa, frente ao Lyon. Agora, terá a chance de se sagrar campeão português pela primeira vez, ele que já havia representa­do Sporting, V. Setúbal e Rio Ave.

Há, ainda, outros dois elementos do plantel na expectativ­a de somar alguns minutos, ainda que, muito provavelme­nte, na condição de suplentes utilizados: o jovem guardião Francisco Meixedo, ontem titular na equipa B, e Fernando Andrade. Conceição fez questão de vincar que não é de “dar rebuçados a ninguém”, mas deixou a porta aberta para o quarteto. “Faz parte da estratégia para o jogo. O Fernando Andrade, o Rúben, o Cláudio Ramos e o Meixedo ainda não são campeões, porque não têm nenhum minuto de utilização. Por isso, não fica muito difícil de ver o que vai acontecer”, rematou o treinador, entre sorrisos.

 ?? ?? Cláudio Ramos estreou-se pelo FC Porto na Taça da Liga, contra o Rio Ave
Cláudio Ramos estreou-se pelo FC Porto na Taça da Liga, contra o Rio Ave

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal