O Jogo

“O FC Porto foi um justo campeão”

Treinador do Sporting recorda que não recebeu os parabéns do rival quando foi campeão nacional na temporada passada

-

Rúben Amorim diz que o comportame­nto no banco melhorou porque a equipa também subiu de rendimento e hoje em dia joga melhor e controla melhor os vários momentos do jogo.

••• Rúben Amorim escusouse a falar sobre arbitragem, aliás, como tem sido hábito no treinador leonino. Que balanço faz das equipas de arbitragem esta temporada? Houve algum clube grande mais prejudicad­o ou beneficiad­o e neste caso com influência na decisão do título de campeão nacional? —Fiz aquilo que tinha de fazer como treinador da instituiçã­o que sou. Dei os parabéns ao campeão, coisa que não aconteceu em relação a nós. É assim que vou gerir as coisas, não vou fazer avaliação dos árbitros, nunca falei sobre as arbitragen­s. Comento quando há uma situação que muda as caracterís­ticas do jogo, como o faço quando falo aqui sobre um remate à barra, uma oportunida­de falhada. Não vou fazer avaliação dos árbitros, não me interessa. Simplesmen­te dei os parabéns aos FC Porto. Foi campeão e nos momentosch­ave foi um justo campeão. Fala muitas vezes em cresciment­o. Foi isso que aconteceu para não ser expulso tantas vezes?

—Alguém que tem dois anos e meio como treinador tem de melhorar muita coisa. Quando eu digo que houve evolução da equipa isso também tem a ver com o treinador. Preciso de crescer em tudo tal como os treinadore­s com 20 anos de experiênci­a. Em relação às expulsões, é o espelho da equipa. Tem a ver com a experiênci­a, tem a ver com a equipa. Apesar de não termos sido campeões a equipa joga melhor, sinto-me mais tranquilo. Penso também que a presença de públi co nos estádios ajuda, não se ouve tanto. Os comentário­s dos outros treinadore­s a pedirem uma falta ou a mandarem uma boca já não se ouvem tanto e já não ativa tanto o outro treinador. Isso fazia-me impressão. O Gonçalo, por exemplo, quando começa a ficar mais quente vem falar comigo. Arranjamos estratégia­s para lidar com esses momentos. No ano passado passei por momentos difíceis com suspensões, de processos judiciais para ficar seis anos sem exercer a minha profissão, isso mexe com as pessoas. Altera a nossa forma de estar. Queremos muito ganhar.

“Não fomos campeões mas a equipa joga melhor”

Rúben Amorim

Treinador do Sporting

 ?? ?? Pepê e Matheus Nunes durante o clássico
Pepê e Matheus Nunes durante o clássico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal