O Jogo

TÁTICA NEERLANDES­A DOMINA SÉTIMA ETAPA

Dupla no quarteto da fuga dá triunfo a Koen Bouwman, mas a liderança continua a ser de Juan Pedro López. Almeida foi oitavo na etapa e segue sétimo na geral

- JOANA SILVA

A Volta a Itália tem tido surpresas etapa após etapa e a sétima não foi exceção. “Quando dois estão a pescar num grupo de quatro, é mais provável que apanhem alguma coisa”, disse o vencedor.

A Jumbo-Visma mostrou-se estratega nata na sétima etapa da Volta a Itália, arrecadand­o a vitória pelo ciclista neerlandês Koen Bouwman, que formou dupla com o compatriot­a Tom Dumoulin na fuga do dia e anulou a concorrênc­ia. Bouwman, que assumiu a liderança da classifica­ção da montanha, concluiu os 196 quilómetro­s entre Diamante e Potenza à frente do conterrâne­o Bauke Mollema (Trek-Segafredo), em segundo, e do italiano Davide Formolo (UAE Emirates), terceiro, ambos a dois segundos. Mas a jornada ficou marcada pelo êxito da dupla holandesa, que enfrentou os outros dois ciclistas em lugar de pódio na etapa –Formolo, o único que dava luta, e Bauke Mollema – no grupo final. As sucessivas tentativas de deixar os adversário­s para trás, com medo de um sprint a quatro, em que a Jumbo-Visma levava vantagem, não surtiram efeito, com a tática e a capacidade de Dumoulin, enquanto especialis­ta de contrarrel­ógio, de impor ritmo a segurarem o triunfo. O aficionado de pesca, Bouwman, reconheceu ter feito uma grande marca, na sua primeira vitória no Giro, valorizand­o a atuação do colega: “O Tom fez um trabalho soberbo”. Se na etapa houve grandes mexidas, na classifica­ção geral nem por isso. O top 10 permaneu inalterado, com o espanhol Juan Pedro López (Trek-Segafredo) na liderança, e o português João Almeida (UAE Emirates) a segurar o sétimo posto, após o oitavo lugar na tirada.

“Não posso acreditar. Foi um dia tão difícil. O Tom Dumoulin [colega de equipa] fez um trabalho soberbo nos últimos dois km”

“Tive pernas muito boas e consegui correr sempre pelos pontos da montanha”

Koen Bouwman Ciclista da Jumbo-Visma

 ?? ?? Koen Bouwman festeja de forma exuberante a vitória na etapa
Koen Bouwman festeja de forma exuberante a vitória na etapa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal