O Jogo

Jogadores federados atingem novo recorde

Feminino foi o grande responsáve­l pelo aumento do número de jogadores inscritos na FPF, mas o objetivo é bem mais ambicioso

- CARLOS PEREIRA SANTOS

Há muito que o futebol deixou de ser uma coisa “só para homens”... O futebol feminino em Portugal, fruto do bom trabalho da FPF, ganha cada vez mais adeptos e até espectador­es nas bancadas.

O bom trabalho da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), principalm­ente no apoio e divulgação do futebol feminino, deu frutos bem visíveis. Os números revelados ontem pela FPF são bem o exemplo disso mesmo: Portugal atingiu um novo recorde total de 197.060 futebolist­as federados, e o grande cresciment­o está precisamen­te no futebol feminino (recordemos que no último BenficaSpo­rting estavam cerca de 15 mil pessoas no Estádio da Luz, o que é bem a imagem do cresciment­o da modalidade na vertente feminina e no interesse que começa a despertar nos espectador­es. O número supera o total de 196.521 praticante­s federados registado antes da pandemia de covid19, na temporada de 2019/20.

Segundo a Federação, o maior cresciment­o verificous­e precisamen­te no no setor feminino, com mais 30% de jogadoras inscritas do que há dois anos.

No futsal também houve evolução semelhante, de 2.058 atletas para as atuais 2.210, número a que não serão alheios os êxitos mundiais e europeus obtidos por Ricardinho e Companhia.

O escalão etário com maior cresciment­o de todos foi o das crianças sub-7, de ambos os géneros, no futebol e no futsal, respetivam­ente com subidas de 49 e de 40 por cento.

A FPF aprovou um plano transversa­l de desenvolvi­mento da modalidade até 2030, data em que pretende organizar o Campeonato do Mundo conjuntame­nte com Espanha - uma candidatur­a que ganha cada vez mais adeptos, a começar pelo presidente da UEFA, Aleksander Ceferin -, apontando, entre outros objetivos, atingir a fasquia dos 400 mil federados, um número ambicioso, mas que até poderá ser atingido com algumas facilidade, atendendo à tendência de cresciment­o que o futebol tem registado em Portugal.

A AF Porto foi a que mais cresceu no futebol masculino sénior, registando em 2021/2022 mais 27% de atletas do que em 2019/2020. Como curiosidad­e diga-se que o futebol nos Açores deu um grande salto... A AF Horta teve o maior cresciment­o no número de praticante­s de futebol feminino, com um cresciment­o de 105%.

No futsal, o maior destaque vai para a A. F. Portalegre, com um cresciment­o de 20% no lado masculino e de 27% no feminino.

As associaçõe­s de Futebol de Portalegre e da Horta foram as que mais cresceram face a 2019/2020 no número total de praticante­s de futebol, futsal e futebol de praia (12,4% e 10,1%, respetivam­ente). Números que bem podem deixar orgulhoso o presidente a FPF, dr. Fernando Gomes.

 ?? ?? Benfica-Sporting teve quase 15 mil espectador­es
Benfica-Sporting teve quase 15 mil espectador­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal