O Jogo

Procura-se vitória para secar lágrimas

Adiado pela invasão russa, o duelo do play-off entre Escócia e Ucrânia joga-se hoje com as emoções bem à flor da pele

- DUARTE TORNESI

Hoje, quando se assinala o 97.º dia da invasão russa, o povo ucraniano vai esquecer durante 90’ as agruras de uma guerra brutal para acompanhar o regresso da sua seleção ao ativo frente à Escócia, nas meias-finais do play-off de acesso ao Mundial’2022. Originalme­nte marcado para 24 de março, o encontro foi adiado para hoje, mas o conflito continua bem vivo e a marcar um duelo que também servirá para homenagear as vítimas da invasão russa: os adeptos escoceses vão receber cartões com a letra do hino ucraniano para poderem acompanhar os jogadores forasteiro­s.

A notícia apanhou de surpresa o capitão Zinchenko, que não evitou as lágrimas ao comentar o apoio dos escoceses num encontro onde as emoções vão estar à flor da pele. “O sonho principal dos ucranianos é o fim da guerra, mas nós temos outro, que passa pelo apuramento para o Mundial. O nosso povo merecia esse prémio por todas as dificuldad­es que tem passado”, afirmou o médio do City.

O contraste de ritmo entre os jogadores da Escócia e da Ucrânia também tem sido um dos pratos fortes em vésperas do duelo de Glasgow. Face à pausa de inverno e à posterior interrupçã­o do futebol no país motivada pela invasão russa, os 16 atletas provenient­es da liga ucraniana às ordens de Oleksandr Petrakov estão há 171 dias sem disputar um jogo oficial e a tática para hoje acabou afinada em particular­es contra Moenchengl­adbach, Empoli e Rijeka. O fosso é substancia­l, mas foi desvaloriz­ado por Yaremchuk. “Tenho a informação que os estágios do Shakhtar e do Dínamo foram muito fortes. Os meninos estão prontos”, atirou o avançado do Benfica, que deve ser hoje titular.

Refira-se que o vencedor da partida de hoje ainda terá de disputar uma derradeira final por uma vaga no Catar frente ao País de Gales, no próximo dia 5.

 ?? ?? Zinchenko emocionou-se durante a conferênci­a de Imprensa
Zinchenko emocionou-se durante a conferênci­a de Imprensa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal