O Jogo

“SOU MUITO RESERVADO”

Glassdrive-Q8 abriu-nos a porta do quarto do camisola amarela, o uruguaio tímido que se apaixonou por Portugal e trocou o sonho do World Tour pelo de vencer a Volta

-

Revelação: Moreira mudou a carreira há um ano, ao vencer o GP Douro Internacio­nal

Êxitos: o favorito da Volta somou oito triunfos em 2021 e leva dois este ano

O líder da Volta é filho do melhor ciclista de sempre do Uruguai, alimenta-se com o que a namorada, nutricioni­sta, recomenda, consulta um psicólogo e falou de coração aberto a O JOGO no dia de descanso.

CARLOS FLÓRIDO

Mauricio José Moreira ●●● Guarino tem 27 anos, é de Salto, Uruguai, e não só lidera a Volta a Portugal como é grande favorito a vencer no dia 15. Filho do melhor ciclista de sempre do seu país, Federico Moreira – foi duas vezes olímpico, venceu seis vezes a Volta ao Uruguai e presidiu à federação do país –, está a fazer a carreira internacio­nal que o progenitor nunca conseguiu, embora passando ao lado do “sonho de criança de chegar ao World Tour”. A Glassdrive­Q8-Anicolor já o segurou até 2025 – tem uma cláusula de rescisão de 250 mil euros – e “Mauri” está perfeitame­nte adaptado ao país onde a sua carreira disparou, vivendo em Santa Maria da Feira com a namorada, a nutricioni­sta Nataly Erramouspé. “Agora estou a conseguir algo que nunca pensei e que pode perfeitame­ntese romeu sonho. Como andar de camisola amarela na Volta a Portugal ”, diz aO JOGO um ciclista diferente, pela elevada estatura (1,89m) e pela timidez que nem o sorriso disfarça. Tem boa vantagem, sobe bem e é o mais forte no contrarrel­ógio. Não pode dizer que a Volta está ganha?

Enquanto não se chega à meta do último dia tudo pode acontecer. E, para mim, a vantagem não é suficiente. Os rivais também são fortes, também treinam e também querem ganhar. Basta um momento de fraqueza e a vantagem, por muito grande que seja, acaba.

Em Miranda do Corvo vai ter o teste mais duro?

—Se calhar vai ser. É um dos dias mais difíceis da Volta. Há três etapas realmente duras e essa é uma delas.

Quem são as maiores ameaças?

—Neste momento acredito que a equipa do Tavira. Tem muita gente bem, mas também a Rádio Popular. Há ainda alguns que não estão entre os primeiros, mas com o passar dos dias podem entrar.

Que lhe diz o diretordes­portivo, Rúben Pereira, sobre o que fazer?

—O Rúben está muito tranquilo. Dia a dia fazemos uma tática diferente durante a etapa e tem corrido sempre bem. Esperemos que continue assim.

Estar de amarelo retira-lhe o sossego até no dia de descanso?

—Posso dizer que sim.

O Mauricio é uma pessoa reservada?

—Muito. Sou muito reservado.

Disse no final de uma etapa ter falado com o psicólogo. Porque precisa de um?

—É um psicólogo português e tenho-o por achar que é diferente trabalhar tanto a mente como o corpo. Umas vezes podes estar em cima, outras em baixo e por vezes é difícil sair quando se entra num buraco. Para isso é importante ter um psicólogo.

O seu mais recente “buraco” chamou-se covid-19 e lesões?

—Sem dúvida. Este ano começou de forma inesperada, pois fiz tudo bem durante o inverno e começar a época com lesões deixou-me muito em baixo.

Passou a morar em Portugal. Sente-se bem?

—Sim, em Santa Maria da Feira. É muito mais tranquilo. Gostamos muito da cidade e de viver em Portugal.

O seu futuro será em Portugal, Espanha ou Uruguai?

—De momento estou a pensar ficar cá.

Porquê?

—Acho muito semelhante ao meu país, a minha namorada também gosta e, se ela está bem, eu também estou...

“Estou a conseguir algo que pode perfeitame­nte ser o meu sonho. Como a amarela da Volta a Portugal”

“Tenho um psicólogo para trabalhar mente e corpo. Com ele saio do buraco”

Mauricio Moreira Glassdrive-Q8-Anicolor

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal