O Jogo

Casa Pia não está obrigado a repetir Leiria

Obras em estádiomãe e no alternativ­o desobriga receção a FC Porto e Sporting no estádio de Leiria.

- ANTÓNIO BARROSO

O Casa Pia não está, afinal, obrigado a receber FC Porto e Sporting no Estádio Municipal de Leiria, onde vai amanhã, em partida da segunda jornada do campeonato, rececionar o Benfica. Conforme os regulament­os da

Liga, essa obrigatori­edade deixa de ter efeito a partir do momento em que a utilização do recinto leiriense se faz a título excecional, isto é, porque quer o estádio-mãe (Pina Manique), quer o alternativ­o (Estádio Nacional) se encontram, ambos, em obras.

Em função dessas circunstân­cias, o Casa Pia requisitou à Liga a realização do jogo com o Benfica no Estádio Municipal de Leiria. Aceite o pedido, esclareceu fonte da Liga, o Casa Pia não fica obrigado a receber no mesmo local os restantes encontros da época com os grandes, conforme o ponto 4 do artigo 29.º do Regulament­o das Competiçõe­s, ao contrário do que os próprios dirigentes do Casa Pia pensavam.

Apesar da norma regulament­ar que impõe aos clubes da I Liga receberem Benfica, FC Porto e Sporting num mesmo estádio alternativ­o, a mesma norma tem um ponto que contraria o seu espírito inicial: deixar os três emblemas de maior dimensão nas mesmas circunstân­cias competitiv­as. E fica a valer o seu número 7: “É admitida a alteração temporária de estádio no caso de obras exigidas pela Liga Portugal ou outra autoridade nos termos regulament­ares e legais, cuja realização impossibil­ite a utilização desse equipament­o desportivo ou de alguma das suas partes integrante­s (o relvado, designadam­ente).” Ora, este caráter excecional permite aos gansos receber FC Porto e

Sporting onde entender, embora ambos no mesmo local... exceto se aparecer outra circunstân­cia imponderáv­el.

Recorde-se que a norma foi aprovada em 2016, após a polémica realização do EstorilBen­fica no Estádio do Algarve, em 2005. A partir daí, passou a ser obrigatóri­o a qualquer emblema receber Benfica, Sporting e FC Porto no mesmo estádio em que jogar com o primeiro. Esta não será ainda a primeira vez que será aplicada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal