O Jogo

“A pressão está do lado do Sporting”

Ronan sabe como se faz para ganhar em Alvalade. O brasileiro marcou nas duas últimas vitórias vila-condenses

-

Entre as boas hipóteses que a turma vila-condense terá para “discutir o jogo”, o avançado sugeriu os prováveis heróis da caravela, amanhã: Aziz e Aderllan Santos para marcar os golos...

ANDRÉ VELOSO GOMES

Nas 31 visitas a Alvalade em diferentes competiçõe­s, o Rio Ave venceu quatro vezes, sendo que, depois de triunfos em 1984/85, por 2-1, na Taça de Portugal, e 2012/13, por 1-0, em jogo do campeonato, sob o comando de Mário Reis e Nuno Espírito Santos, respetivam­ente, os mais recentes êxitos tiveram um denominado­r comum: o avançado Ronan marcou nas duas partidas.

Tal como agora, a época de 2019/20 estava no arranque e, no espaço de um mês, o Rio Ave de Carlos Carvalhal conseguiu o feito de bater os leões por duas vezes no seu reduto, primeiro na Liga, por 3-2, jogo marcado por três grandes penalidade­s assinalada­s por faltas de Coates sobre Taremi, uma delas convertida por Ronan, que também marcou na vitória (2-1) alcançada num duelo da Taça da Liga (2-1). O avançado recorda que no primeiro jogo os jogadores “estavam com um espírito muito positivo”, lembrando que se tratava de uma equipa “muito forte, que acabou por fazer história com um quinto lugar.” “A confiança era muito grande quando fomos para o primeiro jogo e, no segundo, fomos novamente com vontade de vencer”, assegurou Ronan, que partiu para essa época “com uma boa expectativ­a” a trabalhar com o Carlos Carvalhal. “No jogo do campeonato, entrei quando estávamos a perder por 2-1 e bati o penálti. O Filipe Augusto tinha marcado o primeiro, e o engraçado é que no banco não queriam que eu batesse, mas especializ­ei-me nesse tipo de lances, e como estava confiante, peguei na bola e fui feliz”, recordou, sublinhand­o que no lance que originou o terceiro penálti foi ele quem iniciou a jogada “com um roubo de bola a meio-campo.” Já na Taça da Liga, assume que marcou um golo “à Messi.” “Foi uma arrancada bonita do meio-campo, embalei, fui por ali fora e fiz um belo golo”, afirmou.

Amanhã, em Alvalade, o Rio Ave “pode tirar proveito” do fato do Sporting não ter vencido o Braga. “A pressão está toda do lado do Sporting e isso deixa os jogadores das outras equipas mais leves”, diz Aziz pode “ser determinan­te num jogo de transições”, assim como o Aderllan Santos, “muito forte nos lances de bola parada”.

 ?? ?? Ronan marcou nas duas últimas vitórias do Rio Ave em Alvalade “[Na Taça da Liga, em Alvalade] Fiz um golo à Messi. Foi uma arrancada bonita do meiocampo, fui por ali fora e fiz um belo golo”
Ronan marcou nas duas últimas vitórias do Rio Ave em Alvalade “[Na Taça da Liga, em Alvalade] Fiz um golo à Messi. Foi uma arrancada bonita do meiocampo, fui por ali fora e fiz um belo golo”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal