O Jogo

Carta aberta contra o líder

Jorge Fernandes, presidente da Federação, foi visado por sete atletas. Diz não serem “representa­tivos”

-

São várias as acusações, como as de não deixar Egutidze falar a língua materna, insistir na obrigatori­edade de fazer a maior parte dos estágios em Coimbra ou gerir as bolsas de preparação.

RUI GUIMARÃES

Anri Egutidze, Bárbara Timo, Catarina Costa, Patrícia Sampaio, Rochele Nunes, RodrigoLop­eseTelmaMo­nteiro, sete judocas do projeto olímpico, assinaram, ontem, uma carta aberta que colocou o judo português em estado de ebulição. São vários os pontos focados pelos atletas, que dizem ter reunido e exposto os problemas ao presidente da Federação, Jorge Fernandes, mas que esbarraram na “falta de compreensã­o, flexibilid­ade e sensibilid­ade” do dirigente, acusado também de discrimina­ção e ameaças, no que dizem ser um “clima insustentá­vel e tóxico”.

Várias vezes contactado por nós, Fernandes não falou a O JOGO, mas reagiu à TSF. “Conforme dizem os atletas, já houve uma reunião comigo. Este grupo de sete atletas não é representa­tivo do judo nacional. Os treinadore­s, estou a ouvi-los pela primeira vez. Estão a haver alguns problemas, de facto, com os treinadore­s do Benfica. Está a haver problemas com os atletas do Benfica. Destes sete, cinco são do Benfica. Não os considero representa­tivos”, respondeu.

Insistir na obrigatori­edade da presença em Coimbra em 70 a 80% por cento dos 52 estágios num ano, impedir Anri Egutidze, de origem georgiana, de falar a língua-mãe, a gestão por parte da federação das bolsas de preparação atribuídas pelo Comité Olímpico, fazer as convocatór­ias da seleção e ter tido um comportame­nto inadequado para com os judocas de origem brasileira, Rodrigo Lopes, Bárbara Timo e Rochele Nunes, são algumas das acusações.

“Os atletas (...) vêm por este meio tornar público o clima insustentá­vel e tóxico” Carta aberta Sete judocas

“Destes sete cinco são do Benfica. Não os considero representa­tivos”

Jorge Fernandes Presidente da Federação

 ?? ?? Telma Monteiro é dos nomes grandes que assina a carta aberta
Telma Monteiro é dos nomes grandes que assina a carta aberta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal