O Jogo

CURIOSIDAD­ES

-

A ajuda do padrinho Diogo Costa

Carmo já conhecia Diogo Costa das seleções jovens e o guarda-redes tem sido um importante apoio. “Ajudou-me em tudo, não só aqui dentro como lá fora. A procurar casa, a conhecer a cidade, tudo o que possam pensar. Disse-me como funcionam as coisas com o míster, quais as rotinas da equipa, e ajudou-me a encaixar melhor”

Queirós expulso e a confiança em alta

Carmo foi campeão da Europa de Sub-19, em 2018, numa equipa que tinha em Diogo Queirós, ex-central do FC Porto, um dos titulares. Só que este foi expulso no primeiro jogo, abrindo as portas a Carmo. “Ganhei confiança em mim próprio, porque cheguei lá e vi que realmente conseguia estar num nível alto a disputar o lugar e a jogar ali”

Marega e Scamacca nos mais difíceis

Desafiado a apontar o avançado que mais dificuldad­es lhe causou, David Carmo elegeu “aquele jogador que se transferiu agora para o West Ham, o Scamacca”. Em Portugal, recordou um ex-portista. “O Marega. Apanhei-o logo no meu primeiro jogo, depois mais uma vez nessa época e duas na seguinte. Era mesmo muito complicado”

Aquele golo anulado contra o Mónaco

Ainda não se estreou em jogos oficiais, mas já jogou no Dragão e até marcou na primeira vez em que tocou na bola. Só que o golo foi anulado . “Custou-me um bocado, vou admitir, mas prefiro marcar golos quando forem a valer. Ajudou-me muito a lidar com aquele nervosismo de jogar em casa num clube como o FC Porto”

Uma geração com toque “divino”

Carmo nasceu em 1999, ano que trouxe uma geração de ouro que venceu o Europeu de Sub-19, em 2018. “Se calhar o homem lá em cima escolheu-nos a nós para darmos seguimento ao futuro da Seleção nacional. A Seleção nunca vai perder qualidade, porque em Portugal joga-se um futebol do outro mundo e a formação é mesmo muito boa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal