O Jogo

Otávio de volta e direto ao onze

REGRESSO Após cumprir dois jogos de castigo, o médio está à disposição para Vizela e oferece maior elasticida­de

-

Entrada do “Baixinho” na equipa inicial para amanhã confere ainda maior imprevisib­ilidade tática ao FC Porto. O internacio­nal português arranca para a sétima época consecutiv­a de dragão ao peito.

FRANCISCO SEBE

Afastado dos dois primeiros jogos da época devido a castigo, Otávio está de volta às opções do FC Porto. O “Baixinho” apresenta-se como “reforço” de peso para a deslocação de amanhã (18h00) a Vizela e Sérgio Conceição não deverá retardar a sua entrada no onze, uma vez que olha para o camisola25­comoumaesp­écie de extensão do banco dentro de campo. Assim, com o bilhete direto para a equipa inicial praticamen­te garantido, o regresso do subcapitão pode implicar o sacrifício de Danny Namaso, titular contra Tondela (Supertaça) e Marítimo (primeira jornada).

Ainda em busca de outra solução para o meio-campo no mercado, a disponibil­idade de Otávio surge como uma excelente notícia para os campeões nacionais, que ficam munidos de uma elasticida­de tática ainda maior. Se

Conceição optar por manter o sistema que privilegio­u nos compromiss­os anteriores (4x3x3), é muito provável que o internacio­nal português alinhe no trio do miolo, empurrando Pepê para o seu lugar de eleição, na faixa, e devolvendo Taremi ou Evanilson a terrenos mais centrais no ataque. Porém, as opções não se esgotam aí. Otávio também pode regressar ao papel que mais vezes desempenho­u, atuando a partir do corredor direito. E se, à partida, essa hipótese até poderia motivar uma transfigur­ação para 4x4x2, não é líquido que assim seja, porque

Pepê tem deixado boas sensações a atuar no meio-campo e pode manter-se por lá. Como ficou provado já na última época, os jogadores dos dragões estão preparados para atuar em diversas variantes e Coneição vai fazendo questão de sublinhar que adapta o desenho da equipa às exigências de cada jogo.

Com as suspensões resultante­s dos incidentes no FC Porto-Sporting de 11 de fevereiro e do caso dos cânticos anti-Benfica no retrovisor, Otávio chega a Vizela bem fresco, depois de, em 2021/22, ter jogado como nunca. Foram 49 partidas, máximo pessoal numa só época, coroadas por cinco golos e 13 assistênci­as. Nesse aspeto, foi mesmo o melhor ano de sempre para o “Baixinho”, que nunca tinha participad­o diretament­e em tantos tentos (18) – o recorde anterior, alcançado em 2020/21, era de 17. A manter a tendência, Otávio terá o desejo de voltar a superar-se, naquela que será a sua sétima campanha seguida de dragão ao peito. A Premier League segue atenta, mas, nesta fase, tudo aponta para mais uma época a brilhar de azul e branco.

 ?? ?? Otávio prepara-se para a estreia oficial esta temporada
Otávio prepara-se para a estreia oficial esta temporada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal