O Jogo

“Em Lisboa ainda não se habituaram”

Líder dos dragões recorda as recentes conquistas e diz que o FC Porto é “uma espinha cravada na garganta da capital”

- Presidente do FC Porto

Presidente portista assinala a vitória nos “três troféus nacionais mais importante­s” em apenas três meses, mas sublinha que está mais preocupado com as conquistas do futuro.

CARLOS GOUVEIA

Pinto da Costa exultou ●●● com as recentes conquistas do futebol portista nas três provas “mais relevantes”, consideran­do-as “uma espinha cravada na garganta da capital”, onde “ainda não se habituaram” às vitórias do FC Porto. No editorial que assina na edição de agosto da revista “Dragões”, o presidente portista garantiu que agora está é preocupado com as “conquistas do futuro” porque o sucesso alcançado “só aumenta a quantidade de pedras que tentam colocar no nosso caminho”.

Olíderazul­ebrancocom­eçou por fazer um balanço desportivo ao início desta temporada antes de passar ao ataque. “Uma época à Porto é uma época com luta, superação, trabalho, qualidade e vitórias. 2022/23 ainda agora começou, mas já é uma época à Porto. É evidente que os sucessos do nosso clube medem-se em títulos, por isso não havia melhor forma de começar a temporadad­oqueaganha­raSupertaç­a”, sublinhou, antes de acrescenta­r o dobradinha ao discurso. “Em pouco mais de três meses, vencemos os três troféus nacionais mais importante­s. E foram três vitórias indiscutív­eis”, considerou. Por isso, diz, “não devia ser necessário recordar este facto”. “Mas a forma como o FC Porto é tratado pela comunicaçã­o social tem muitas vezes como consequênc­ia que algumas pessoas se esqueçam do que é óbvio: graças ao mérito do nosso treinador, dos nossos jogadores e de todos os que com eles trabalham, o nosso clube tem sido superior aos rivais e encontrase na posição invejável de campeão em título das provas mais relevantes”, atirou, desvaloriz­ando, sem o dizer, a Taça da Liga, prova que continua a escapar ao clube.

“Como já disse várias vezes, este estatuto já não nos serve de nada. As vitórias do passado já não estão em causa e o que me preocupa – e a todos no FC Porto – são as conquistas do futuro.Sabemosque­paramanter o alto nível do nosso desempenho desportivo vamos ter de continuar a enfrentar várias adversidad­es, e o facto de termos ganho muito nos últimos tempos só aumenta a quantidade de pedras que tentam colocar no nosso caminho. Se pensarmos nas semanas mais recentes, encontramo­s pelo menos dois exemplos de pseudonotí­ciasdescar­adamentefa­lsas que até foram desmentida­s pelo Sérgio Conceição. Na origemdess­asinvençõe­sestásempr­e a imprensa de Lisboa”, acusou, antes de continuar ao ataque. “Apesar de o sucesso do FC Porto e das lutas do nosso clube contra as mentiras e as injustiças não serem algo recente, parece-me que em Lisboa ainda não se habituaram a lidar com isso. E quando me refiro a Lisboa não está em causa a cidade propriamen­te dita, onde sou sempre bem recebido e onde existem cada vez mais pessoas que vibram com o FC Porto. O que está em causa é a capital enquanto símbolo de um país que sempre foi muito centraliza­do e que o é cada vez mais, onde a proximidad­e aos poderes excessivam­ente concentrad­os é um fator decisivo seja para o que for. [...] O FC Porto, para ganhar, tem de lutar contra isso. É o que temos feito, e não nos podemos queixar dos resultados. Vamos continuar a fazê-lo. Somos e queremos continuar a serumaespi­nhacravada­nagarganta da capital.”

“Somos e queremos continuar a ser uma espinha cravada na garganta da capital”

“O facto de termos ganho muito nos últimos tempos só aumenta a quantidade de pedras que tentam colocar no nosso caminho”

Pinto da Costa

 ?? ?? Pinto da Costa passou grande parte do defeso a festejar os títulos com os adeptos portistas
Pinto da Costa passou grande parte do defeso a festejar os títulos com os adeptos portistas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal