O Jogo

A SOLUÇÃO ANDRÉ AMARO

Tem apenas 19 anos, o bom senso recomenda precaução na utilização, mas o central já deixou claro que está pronto para tudo e reforça estatuto

- MÓNICA SANTOS

A forma impecável como resistiu ao fulgor e matreirice de Livaja, na vitória com o Hajduk Split, ilustra bem a capacidade de André Amaro para se impor no onze de Moreno. A saída de Mumin ajudará.

A gestão de Moreno no ●●● eixo da defesa, nos cinco jogos que leva a época do Vitória, coloca em evidência André Amaro, 19 anos, mais um desses casos de maturidade competitiv­a precoce cultivada na formação do D. Afonso Henriques que as circunstân­cias e a coragem dos treinadore­s têmdadoaco­nheceraosa­deptos. Moreno até começou por o deixar no banco, no primeiro jogo oficial, com o Puskás Akadémia, mas a lesão de Jorge Fernandes atirou o miúdo para a equipa logo no segundo tempo. Só saiu em Split - curiosamen­te, no único desafio em que os vitorianos sofreram golos, na derrota por 3-1 que viria a custar o afastament­o da Conference League -, e não foi propriamen­te uma surpresa que o treinador tenha optado por Mikel Villanueva, 29 anos, mais alto e experiente, ao lado de Mumin. Em Chaves, na abertura do campeonato, regressou Amaro, desta vez com Villanueva e novo registo vitorioso com a baliza de Varela imaculada, e Moreno decidiu lançálo às feras do Hajduk Split, no reencontro com os croatas com a missão de cercear toda a arte e matreirice de Marko Livaja.

Frustração foi o que o goleador levou dessa hora e meia que mostrou André Amaro ao melhor nível, à prova de todas as provocaçõe­s e, maisumavez,num sinal claro ao treinador de que pode contar com ele. As oportunida­des não deverão faltar, porque o jogo com o Estoril está aí, Jorge Fernandes continua em recuperaçã­o e a saída de Mumin está iminente.

Ontem, sucediam-se na internet as notícias a dar conta de um entendimen­to entre a SAD do Vitória de Guimarães e o Angers para a transferên­cia do central inglês para a liga principal francesa, por quatro milhões de euros. Até ao final do dia não houve, contudo, oficializa­ção deste negócio, à medida da necessidad­e de garantir receitas para os vimaranens­es.

Entre a gestão de Moreno e a imposição das circunstân­cias, André Amaro mostrou como cresceu - também em termos literais, fruto de um trabalho aturado e da mentalidad­e de profission­al de alta competição -, desde os nove jogos com Pepa, na época passada. O futuro é dele e pode ser já.

 ?? ?? MUMIN ESTÁ DE SAÍDA PARA O ANGERS (FRANÇA),
NUM NEGÓCIO DE QUATRO MILHÕES DE EUROS. JÁ HÁ ACORDO, FALTA
APENAS OFICIALIZA­R
Saída de Mumin deve precipitar aposta em André Amaro
MUMIN ESTÁ DE SAÍDA PARA O ANGERS (FRANÇA), NUM NEGÓCIO DE QUATRO MILHÕES DE EUROS. JÁ HÁ ACORDO, FALTA APENAS OFICIALIZA­R Saída de Mumin deve precipitar aposta em André Amaro
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal