O Jogo

LATERAIS ABREM AS ASAS

João Mário e Zaidu arrancaram a época com a corda toda. O jovem da formação fez duas assistênci­as contra o Marítimo, enquanto o nigeriano vai prolongand­o o estado de graça

-

Na primeira jornada, os dois jogadores foram quase sempre mais dois elementos na manobra ofensiva e com reflexos no resultado final. Estatuto de indiscutív­eis é, nesta altura, bem claro.

FRANCISCO SEBE

Acutilante­s, em alta rotação ●●● e com ordem para atacar: foi assim que João Mário e Zaidu começaram a nova temporada, dinamizand­o os corredores laterais do FC Porto e desempenha­ndo papéis de grande relevo na goleada imposta pelos dragões ao Marítimo (5-1), na primeira jornada da Liga Bwin, já depois de terem sido titulares na Supertaça. À direita, o jovem formado no Olival foi o autor das assistênci­as para os golos de Evanilson e Toni Martínez, enquanto o internacio­nal nigeriano apareceu muitas vezes em zonas subidas no lado esquerdo, recuperand­o, por exemplo, a posse de bola no lance do 1-0.

Com Manafá ainda a recuperar de lesão, a ausência de um concorrent­e que ameace a titularida­de de João não parece tirar-lhe o foco – Rodrigo Conceição é a alternativ­a direta. O camisola 23 mostrou à-vontade nos dois primeiros compromiss­os da época, tanto a defender como na manobra ofensiva, e foi prepondera­nte diante dos insulares. De resto, vai exibindo alguma apetência para bons arranques, uma vez que, em 2021/22, também já tinha estado em alta na primeira ronda do campeonato, assistindo para um dos golos do triunfo (2-0) sobre a B SAD.

Quanto a Zaidu, o golo que marcou ao Benfica na Luz, e que entregou o título de campeão nacional ao FC Porto, parece ter constituíd­o mesmo um ponto de viragem. O canhoto entrou na terceira temporada de azul e branco tal como concluiu a anterior: em estado de graça e a cavalgar a onda do carinho demonstrad­o pelos adeptos. Aliás, basta recordar que, no arranque da época transata, viveu uma situação oposta. Depois de um erro na segunda jornada, em Famalicão, não entrou nas opções de Sérgio Conceição durante um mês. Um ano volvido, vai cimentando o estatuto de indiscutív­el, relegando Wendell para o banco.

Hoje (18h00), em Vizela, os laterais terão mais uma chance de prolongar o bom momento, mas, por agora, uma coisa é certa: este Dragão começou a voar de asas bem abertas.

O calor das bancadas tem sido notório a cada ação de Zaidu: o golo do título, na Luz, foi ponto de viragem

 ?? ?? O internacio­nal nigeriano marcou na goleada (4-0) obtida pelo FC Porto em Vizela na época passada
O internacio­nal nigeriano marcou na goleada (4-0) obtida pelo FC Porto em Vizela na época passada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal