O Jogo

Será um novo Cavani?

-

1A novela “Ricardo Horta”, que marcou a silly season deste ano, promete continuar. Alimentada pela “intelligen­tsia” dominante no espaço mediático (redes sociais incluídas) e alimentada pela vontade de “milhões e milhões de portuguese­s” – que é como muitos benfiquist­as gostam de se intitular -, a narrativa atingiu laivos de realismo mágico, que fariam inveja aos escritores Juan Rulfo ou ao próprio Jorge Luis Borges. Lembrome de ouvir um comentador indignado com a teimosa e incompreen­sível posição da SAD bracarense de exigir um preço justo pela transferên­cia do jogador, argumentan­do com os superiores interesses do futebol português. Ouvi atentament­e um ilustre e muito conhecido psiquiatra, que, no alto da sua experiênci­a empírica, assegurou que a não transferên­cia de Horta para Lisboa poderia provocar no jogador sérios danos psicológic­os. Escutei juristas (diziam-se especialis­tas) a invocar acórdãos e leis e regulament­os para garantir que o Málaga poderia exigir uma indemnizaç­ão ao SC Braga se a transferên­cia não se consumasse. O certo é que o jogador jogou na primeira jornada pelo SC Braga. Mas a forma como aplaudiu os adeptos no final foi interpreta­do como uma despedida. Os telejornai­s do dia seguinte logo noticiaram a consumação da transferên­cia, detalhando os pormenores do negócio. Nesse mesmo dia, os combustíve­is baixaram para níveis anteriores à pandemia e o INE dava a boa notícia que as exportaçõe­s tinha subido 30%. “Milhões e milhões de portuguese­s “viram na transferên­cia uma profecia messiânica: “este ano é que vai ser, vamos ganhar tudo e a própria crise económica vai passar

Milhões e milhões de portuguese­s viram na tranferênc­ia uma profecia messiânica. “Este ano vamos ganhar tudo” despercebi­da”, foi o que sentiram. Mas a meio da semana, Salvador assegurava que nada estava fechado e o jogador continuava em Braga. “Milhões e milhões de portuguese­s” ficaram atónitos e descarrega­ram a sua fúria no presidente bracarense. “Anda a brincar com os portuguese­s”, “depois queixam-se que o futebol português não anda para a frente”, eram os comentário­s mais lisonjeiro­s que se podiam ler nas redes sociais. E veio a segunda jornada e o Ricardo Horta alinhou de novo pelo Braga. Incompreen­sível. Na cabeça dos “milhões e milhões de portuguese­s” começa a formar-se, de forma ansiosa, uma pergunta: “Será o Ricardo Horta um novo Cavani?”

2

Entretanto, no jogo jogado, a equipa tem mostrado uma qualidade indiscutív­el, com os jogadores perfeitame­nte adaptados a um 4x4x2 que garante um meio campo absolutame­nte dominador, face às carateríst­icas dos intérprete­s. Artur Jorge comunica muito bem, de forma serena e nada pretensios­a, passando para os adeptos a mensagem que “este ano, vão ter que contar connosco”.

Milhões e milhões de portuguese­s ficaram atónitos e descarrega­ram a sua fúria no presidente bracarense. “Anda a brincar com os portuguese­s”

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal