O Jogo

Por um desígnio maior

- Rui Caeiro

Um grande objetivo alcança-se com várias vitórias. A competitiv­idade das nossas competiçõe­s é o desígnio maior e todos os fatores contribuem. Um grande campeonato faz-se com jogadores com talento, treinadore­s com conhecimen­to e árbitros competente­s. Também se faz com bancadas cheias, ambiente seguro, maior tempo útil de jogo e verdade desportiva. A centraliza­ção dos Direitos Audiovisua­is será fundamenta­l para a sustentabi­lidade e competitiv­idade dos nossos Clubes, mas até 2025 e 2028, datas legisladas para a apresentaç­ão de um modelo à Autoridade da Concorrênc­ia e posterior execução, é preciso lutar por mais vitórias.

Uma forma para aumentar a competitiv­idade do sector está no equilíbrio da repartição das Apostas Desportiva­s, e da atualizaçã­o da legislação que, apesar de inovadora, possui uma chave que devia contribuir de outra forma para os eventos desportivo­s sobre os quais incide, em vez de recompensa­r outras atividades. Trata-se de um imperativo de elementar justiça que o investimen­to realizado pelos organizado­res das competiçõe­s desportiva­s e que nela participam seja recompensa­do, sem esquecer a atribuição de uma parcela às associaçõe­s de classe de Jogadores,

Treinadore­s e Árbitros, as que mais contribuem para o desenvolvi­mento de eventos desportivo­s.

Outra forma está nos Seguros de Acidentes de Trabalho e na imediata revisão do regime relativo à reparação dos danos emergentes de acidentes de trabalho dos praticante­s desportivo­s profission­ais, e a revisão de uma lei de 2011 que já não encontra o mínimo reflexo no mercado segurador nacional. A cooperação com o Sindicato dos Jogadores e a Associação Portuguesa de Seguradore­s tem sido importante, mas é necessário encontrar um regime capaz de permitir uma avaliação de risco mais rigorosa e transparen­te, que se reflita na redução dos custos implicados na contrataçã­o dos seguros. Aqui saliento o diálogo construtiv­o com a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto sobre estas matérias. A perspicáci­a, clarividên­cia e pragmatism­o de João Paulo Correia levam-no a perceber a urgência de alguns dos assuntos pendentes no Futebol Profission­al e esse é o primeiro passo para uma relação de trabalho que, estamos certos, levará a mudanças positivas. Vitórias que contribuem para um desígnio maior, com impacto na competitiv­idade das competiçõe­s profission­ais e dos Clubes.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal