O Jogo

BANZA PEDIA HORAS EXTRA NA FINALIZAÇíO

-

O desejo de se aperfeiçoa­r era permanente no começo da carreira do ponta-de-lança francês. “Queria sempre aprender, nunca se cansava. Impression­ava”, recorda o técnico Carlos Fangueiro.

PEDRO ROCHA

A admirável pontaria que ●●● Simon Banza tem revelado neste começo de época ao serviço do Braga foi conquistad­a, em boa parte, à custa de muito trabalho, quando a liga portuguesa ainda nem sequer brilhava na linha do horizonte. Apesardose­logiosreco­rrentes às suas caracterís­ticas, o ponta-de-lança nunca se dava por satisfeito e fazia tudo para melhorar em todos os capítulos, como testemunho­u Carlos Fangueiro no Titus Pétange, clube do Luxemburgo para onde foi emprestado pelo Lens no começo da carreira (2017/18). O antigo jogador do Vitória de Guimarães acumulava então o cargo de coordenado­r técnico e de treinadora­djunto e o atual avançado dos bracarense­s pedia-lhe frequentem­ente “treinos de finalizaçã­o.” “Aconteciam só depois de a equipa treinar. Por causa dele, chegava tarde a casa [risos], mas dava gosto fazer esse trabalho. Aquele miúdo queria sempre aprender mais, mais e mais. Nunca se cansava,impression­ava”,contou Fangueiro.

A verdade é que esses treinos específico­s depressa começaram a dar frutos. “Passou a fazer golos com maior facilidade. Fez 24 golos pelo Titus Pétange. Eram treinos muito direcionad­os para a sua posição: atacar o primeiro poste e o segundo poste na área, ou então fazer o um contra um, tendo pela frente o guarda-redes”, contou o atual treinador do Dudelange (também do Luxemburgo), dando conta de um avançado corajoso. “Era magrinho e procurava, sem qualquer receio, os duelos ofensivos. Tirava com grande facilidade os adversário­s da frente por causa da sua velocidade. Tem uma passada longa muito forte. Quando tinha a bola na frente, era muito difícil apanhá-lo. Fez muitos golos no Luxemburgo e não se pense que se trata de uma liga fácil. O meu melhor avançado (no Dudelange) mudou-se neste verão para a liga da Turquia”, argumentou.

Já o Braga ganhou, na opinião de Fangueiro, uma máquina de faturar. “Tem uma personalid­ade fantástica e grande potencial. Vai acrescenta­r eficácia ao ataque continuado da equipa”, estimou.

“Vai acrescenta­r eficácia ao ataque continuado do Braga”

Carlos Fangueiro Treinador do Dudelange

BRAGA Certeiro nas duas primeiras jornadas, foi polido como avançado pelo português Fangueiro

no Luxemburgo

 ?? ?? NO TITUS PÉTANGE,DO LUXEMBURGO,
E COM AJUDA DE FANGUEIRO, BANZA MARCOU
24 GOLOS.
Banza terá em Braga ainda mais oportunida­des para fazer valer a pontaria afinada que já mostrava no arranque da carreira
NO TITUS PÉTANGE,DO LUXEMBURGO, E COM AJUDA DE FANGUEIRO, BANZA MARCOU 24 GOLOS. Banza terá em Braga ainda mais oportunida­des para fazer valer a pontaria afinada que já mostrava no arranque da carreira
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal