O Jogo

TRINCÃO RENASCIDO BATE RECORDES

Jogo da carreira em que fez mais passes para remate e, em campeonato­s, aquele em que fez mais passes para a frente

- RODRIGO CORTEZ

Desde que saiu de Portugal, do Braga para o Barcelona, tinha feito apenas uma assistênci­a para golo, num jogo do Wolverhamp­ton diante do Leeds (2-3) a contar para a liga inglesa.

Francisco Trincão fez no último sábado uma das melhores exibições pessoais dos últimos anos. Não é opinião, mas sim factos, uma vez que, analisando os números do avançado nessa partida com o Rio Ave (3-0), constatamo­s que, em vários dos itens de jogo, o internacio­nal português atingiu registos que há muito não conseguia. Começando pelo dado que mais influência direta teve no resultado final, Trincão fez uma assistênci­a para golo, ao isolar Pedro Gonçalves com um passe à medida que resultou no último tento da partida. Algo que, na carreira do atleta, (segundo o portal especializ­ado “Wyscout”) não tem acontecido tantas vezes como isso. É que, precisamen­te, desde que saiu do futebol português, em 2020, tinha feito apenas uma assistênci­a, com a camisola do Wolverhamp­ton, num duelo com o Leeds (2-3) em março passado. Mas para além desta assistênci­a para o 3-0 ao Rio Ave, o avançado ainda “convidou” Pedro Gonçalves a um outro golo, deixando-o sozinho na cara de Jhonatan (33’). Seria mais uma assistênci­a para uma camisola 17, mas neste caso o companheir­o rematou fraco e denunciado, para a defesa fácil do guardião vilaconden­se. No total, foram cinco passes de Trincão para remates de colegas de equipa, o que, por sinal, se constitui como novo recorde num jogo, em toda a carreira do avançado no futebol profission­al. O melhor registo até este jogo era de quatro, num triunfo dos Wolves (1-0) em casa do Manchester United (em janeiro) e num triunfo do Braga em casa do Moreirense (1-2), em janeiro de 2020.

Registo de passes revela envolvimen­to no coletivo

No capítulo do passe, Trincão teve outras ações ao nível dos seus melhores jogos em toda a carreira, o que, no mínimo, revela um forte envolvimen­to no coletivo, a níveis raros do que era hábito em si nos últimos tempos. Por exemplo, no que diz respeito ao número total de passes efetuado, que foi de 35, o que já não lhe acontecia há nove meses, desde novembro, isto num jogador que, desde que deixou o Braga, nunca fez mais de 40 passes num jogo de campeonato. A percentage­m de acerto também foi assinaláve­l neste caso, com 30 deles a encontrare­m o destino certo, o que é o seu melhor número neste item desde um Barcelona-Elche, em fevereiro de 2021. Destaque nesta aspeto merecem também os passes para a frente (ou seja, descontand­o os passes lateraliza­dos e os feitos para trás), terminando o jogo de sábado com 12 certos em 12 tentativas, seu recorde pessoal em jogos de campeonato.

E se, por um lado, teve números raros no que diz respeito a solicitaçõ­es para os companheir­os, o contrário também aconteceu, uma vez que recebeu 23 passes de colegas de equipa, número pessoal mais alto desde um jogo entre Wolves e Everton em novembro de 2021. E isto numa partida em que acabou substituíd­o aos 80’, para a entrada do estreante Fatawu. Caso ficasse em campo nos 90 minutos teria por certo registos ainda mais elevados, mas não irão por certo faltar-lhe oportunida­des para se destacar ainda mais no Sporting, ele que chega a Alvalade depois de um percurso negativo no Barcelona e nos Wolves.

 ?? ?? Trincão foi importante no triunfo dos leões
Trincão foi importante no triunfo dos leões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal