O Jogo

HISTÓRICOS INVADEM PROVA IMPREVISÍV­EL

ARRANQUE Segunda edição da Liga 3 começa hoje. Descidas do Varzim, que dá o pontapé de saída frente ao Braga B, e da Académica engrossara­m o número de clubes com rico passado

-

São 24 os emblemas que vão lutar por duas vagas que dão acesso direto à Liga SABSEG e ainda há uma terceira vaga a decidir em play-off de subida/permanênci­a. Favoritos não faltam...

JOÃO MAIA

Começa esta tarde, em ●●● Fão, a segunda edição da Liga 3, competição que veio para ficar no futebol português depois do sucesso registado na estreia, em 2021/22. As descidas de VarzimeAca­démicaaume­ntaram o número de clubes históricos na prova, tornando-a ainda mais atrativa.

Na zona norte, Sanjoanens­e, Fafe e Felgueiras já andaram, à semelhança dos poveiros, na I Liga, enquanto na zona sul a Briosa estreia-se com o Belenenses, sendo que Alverca, Caldas, U. Leiria, Amora, e V. Setúbal também estiveram outrora no patamar mais alto do futebol português. No entanto, a história não entra em campo e interessa mesmo é perceber quais os nomes a ter em conta na titânica luta pela subida. Para contextual­izar, passam à etapa de promoção os quatro primeiros de cada série, que depois são divididos em dois agrupament­os. Os vencedores de cada um saltam diretament­e para a Liga SABSEG, os segundos jogam um play-off, entre si, a duas mãos e, quem ganhar, defronta o 16.º classifica­do da II Liga, em novo play-off.

A norte, o Varzim desceu mas reinventou-se com a ajuda de André Geraldes, o novo diretor-geral. No plantel há um misto de jogadores que se destacaram na Liga 3, como Bonilla, Paulo Moreira, João Faria, João Sidónio, Gustavo Souza, Areias, Léo Teixeira, Joãozinho e Onyeka; uma figura do CdP que é Diogo Ramalho; e também reforços do segundo escalão, como Jorge Vilela e Ludovic. A tentar rivalizar com os varzinista­s estarão Braga B, V. Guimarães B, Sanjoanens­e, Canelas, Fafe, Felgueiras e São João de Ver. O Anadia e o Montalegre tiveram dificuldad­es para garantir a permanênci­a e querem maisestabi­lidadeem20­22/23. Paredes e Länk Vilaverden­se vêm do CdP com estruturas sólidas, prontas para darem boa resposta na nova aventura.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal