O Jogo

“Maturidade muito acima da idade”

-

1 O Diogo Costa é o 11.º guarda-redes mais valioso do mundo para o portal Transferma­rkt. Que caracterís­ticas contribuem para uma avaliação destas aos 22 anos?

—É um guarda-redes com uma maturidade muito acima da idade que tem, que domina bem o espaço da área e o jogo com os pés, além de analisar todos os lances com uma frieza enorme. Ele trabalhou algumas vezes connosco durante o tempo em que estivemos no clube, porque tínhamos o Casillas, o José Sá e o João Costa, mas percebia-se que estava ali uma grande promessa. Entretanto, já leva vários jogos pela equipa principal do FC Porto e estou convencido de que tem um futuro muito brilhante pela frente.

2 Quer explicar a última ideia?

—Estamos a falar de um guarda-redes ainda bastante jovem, que vai continuar a crescer e a ganhar experiênci­a. Aos poucos, está a conquistar o seu espaço e, para ser titular do FC Porto, é sinal de que tem todos os momentos bem controlado­s. Por isso, tenho a plena convicção, para não dizer a certeza, que discutirá a posição de melhor do mundo com quatro ou cinco guarda-redes. Como digo muitas vezes, só tem de continuar a trabalhar imenso, acreditar no que os treinadore­s lhe dizem e confiar nas tarefas e missões que lhe são confiadas.

3 Apesar da idade, considera que a partir de agora será a grande referência dos guarda-redes do futuro?

—Creio que sim. Ele já atingiu um patamar elevado e a tendência será para continuar a crescer. Mas também não podemos esquecer o contributo que o clube tem dado para que ele esteja onde está.

Treinador de guarda-redes do FC Porto em 2016/17

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal