O Jogo

Evenepoel detona Roglic e Almeida cede estatuto

Belga da Quick-Step prometeu aproveitar a boa forma e, no ataque no final da etapa 9 da Vuelta, tirou 52 segundos ao maior rival. Português é sétimo, mas o colega Ayuso está em quinto

-

O fenómeno está a afirmarse em três semanas e, ao ver o tricampeão quebrar, ganhou nova vida para despedaçar o adversário antes do dia de descanso e do crono. Meintjes levou etapa.

FREDERICO BÁRTOLO

Remco Evenepoel, duas ●●● vezes vencedor da Volta ao Algarve, está a dar lições de conhecimen­to quanto aos momentos deforma eémaislí der na Volta a Espanha. Prometendo atacar enquanto tiver forças, justamente para, em caso de quebrar na terceira semana, poder ter um avanço importante, o belga aproveitou as pendentes de 13% nos últimos 4 km de etapa para dizimar rivais. No final em alto da nona etapa da Vuelta, repetiu-se o cenário da dantesca jornada seis e o corredor da Quick Step arrancou a 2,4 km para ser o melhor dos favoritos, a 1m34s da fuga, que viu Louis Meintjes (Intermarch­é-Wanty) ser o vencedor. Remco teve resposta inicial de Enric Mas (Movistar), Roglic (Jumbo) e Ayuso, colega de João Almeida naUAE. O português já ficara para trás e o ritmo de Remco aumentou quando, ao olhar para trás, viu o sofrimento do tricampeão Roglic: pedalou louco e detonou o esloveno, metendo-lhe mais 52 segundos antes do contrarrel­ógio, especialid­ade em que Rogla combate o favoritism­o de Evenepoel. Roglic está a 1m53s e vê o fenómeno belga afirmar-se em três semanas, Enric Mas é segundo a 1m12s.

Os espanhóis jovens brilham. Carlos Rodriguez, da Ineos, é quarto, e a três segundos está Ayuso, novo líder da UAE Emirates. Apesar de João Almeida ter minimizado danos e até ter feito melhor do que o vencedor do Giro, Hindley (Bora), está já a 4m32s de Evenepoel e quase a dois minutos do colega. O top-10é viável, ocron ode amanhã será decisivo para isso, mas o lógico será trabalhar para o colega espanhol. Hoje, dia de descanso, afina-se a estratégia.

“Este era o meu plano. Só queria pedalar forte, perceber até onde os outros iam. Claro que estou feliz, mas a Vuelta está longe de estar terminada”

Remco Evenepoel Ciclista da Quick Step

“Queríamos limitar os danos, mas o Remco está mais forte por agora”

Grischa Niermann Diretor desportivo da Jumbo

 ?? ?? O camisola vermelha até na gravilha ganhou tempo
O camisola vermelha até na gravilha ganhou tempo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal