O Jogo

Max Verstappen foi irrepreens­ível

A largar do 14.º lugar, neerlandês da Red Bull venceu o GP da Bélgica. Foi o nono triunfo da época

-

Dizendo que seria “uma vergonha” não acabar o Grande Prémio da Bélgica no pódio, ao largar de 14.º da grelha de partida por troca de componente­s do motor, Max Verstappen (Red Bull) fez ainda melhor, ao conquistar a 14.ª corrida da temporada de Fórmula 1. Foi a nona vitória da época e terceira consecutiv­a para o neerlandês, que caminha a passos largos para a revalidaçã­o do título, depois de mais um dia de desastre para a Ferrari.

O campeão mundial impression­ou por ganhar logo seis posições na primeira volta, enquanto o mais direto concorrent­e, Charles Leclerc, foi obrigado a ir cedo às boxes – um plástico da viseira tinha entrado para os discos do travão –, caindo para 17.º. Nesta altura, já o safety-car estava em pista, motivado pelo choque de Lewis Hamilton com Fernando Alonso (abandono do britânico) e pelo acidente de Valtteri Bottas com Nicholas Latifi. “Que idiota! Só sabe correr quando parte em primeiro”, reagiu Alonso, que manteve o mesmo nível de sinceridad­e a comentar o momento em que Leclerc tentou a volta mais rápida (sem sucesso), no cair do pano. “Fiquei surpreendi­do. A Ferrari tem sempre estratégia­s estranhas”, partilhou o asturiano.

O monegasco, que era quinto, não só não conseguiu o pontoextra, como ainda caiu para sexto, fruto de uma penalizaçã­o por sair das boxes em excesso de velocidade.

Já a Max Verstappen, tudo saiu bem: já era terceiro à oitava volta, assumindo a dianteira da prova na 12.ª, depois de Carlos Sainz parar e Sergio Perez o deixar passar. Após trocar de pneus pela primeira vez (16.ª), demorou duas voltas a alcançar Sainz novamente, não mais largando a liderança para fazer a festa no país de nascimento. Dentro de uma semana, pode celebrar no país que representa.

 ?? ?? Max Verstappen leva a bandeirada de xadrez
Max Verstappen leva a bandeirada de xadrez

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal