O Jogo

VAR NA PRÓXIMA TEMPORADA

FPF e Liga Portugal chegaram a acordo para a introdução do sistema de videoárbit­ro na Liga SABSEG

- RUI FERREIRA

Jogos terão entre quatro e seis câmaras para garantir o serviço de VAR, num sistema idêntico ao utilizado na época passada na fase final da Liga 3. Em 2026/27, a Liga assumirá os custos integralme­nte.

●●● Há muito reclamado pelos clubes do segundo escalão nacional, o sistema de videoárbit­ro vai ser implementa­do na próxima época na Liga SABSEG, anunciaram ontem a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portugal, que chegaram a acordo em relação ao timing de introdução desta tecnologia na segunda prova profission­al.

Em comunicado­s divulgado pelos dois organismos, é esclarecid­o que, a partir de 2023/24, os jogos da II Liga “terão entre quatro e seis câmaras para garantir o serviço de VAR. O sistema, semelhante ao utilizado na fase final da Liga 3 [na época passada], incluirá linhas de fora de jogo e terá apenas um sinal, sem redundânci­a”.

O acordo entre as duas entidades prevê que o custo com a operação do sistema VAR “continuará a ser suportado gradualmen­te, também, pela Liga Portugal até 2026/27, época em que esta assumirá os custos integrais”.

Na sua conta de Facebook, Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, considera a FPF “um parceiro fundamenta­l neste processo”, reconhecen­do-lhe “o mérito de ter sido um ator essencial na introdução desta tecnologia em Portugal”. O dirigente aponta a “verdade desportiva”

como “princípio basilar” para a Liga e vinca que “a introdução do VAR” na prova “sempre foi um objetivo desta Direção”, também para valorizar uma competição “em evolução permanente”. “A introdução do VAR é da mais elementar justiça para clubes, jogadores e treinadore­s da Liga Portugal SABSEG”, conclui.

Na temporada passada, com Luís Freire, treinador campeão com o Rio Ave, à cabeça, treinadore­s e dirigentes não calaram a revolta por não haver VAR na II Liga.

“A partir de 2023-24, todos os jogos da Liga Portugal SABSEG terão entre quatro e seis câmaras para garantir o VAR” Comunicado

“A introdução do VAR é da mais elementar justiça para clubes, jogadores e treinadore­s” Pedro Proença Presidente da Liga

 ?? ?? Na próxima temporada, esta imagem vai tornar-se habitual na Liga SABSEG
Na próxima temporada, esta imagem vai tornar-se habitual na Liga SABSEG

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal