O Jogo

“É uma Seleção forte e unida”

A dois dias do arranque do Europeu, o selecionad­or nacional mostrou-se confiante e ambicioso

- FILIPA MESQUITA

Conquistar o título europeu é objetivo declarado da equipa nacional sub-19. O técnico tem também a missão de potenciali­zar estes jovens talentos para, no futuro, jogarem na Seleção A.

●●● A participaç­ão de Portugal no Campeonato da Europa de futsal sub-19, que vai decorrer em Jaén (Espanha) de 4 a 10 de setembro, foi ontem abordada pelo selecionad­or nacional, José Luís Mendes, em conversa com O JOGO. “Vai ser uma competição bastante exigente, uma fase de grupos bastante equilibrad­a, com adversário­s de muita qualidade. Vamos ter que ser muito fortes e competitiv­os para podermos seguir em frente”, avaliou o técnico nacional antes de apontar as valências da formação das quinas. “Temos praticamen­te três jogadores para cada posição e jogadores fortíssimo­s no um para um. Acredito que temos fortes possibilid­ades de seguir em frente”, expôs.

Ao leme das seleções jovens há muito tempo, José Luís Mendes conhece profundame­nte os 14 jogadores escolhidos para o Europeu, o que torna o trabalho mais fácil. “São jogadores que trabalham connosco há vários anos, é uma seleção forte, unida, e onde se agarram uns aos outros em benefício da equipa, sem haver qualquer destaque individual. Acho que eles, independen­te de serem jovens, estão bem preparados para irem para uma competição destas e terem sucesso”, elogiou, revelando que é “desafiante” trabalhar com atletas desta faixa etária. “É aliciante trabalhar com miúdos destas idades. Um dos nossos grandes objetivos é ajudar a potenciarl­hes as capacidade­s e qualidades para que um dia mais tarde possam integrar a Seleção A”, partilhou.

Antes do arranque do Europeu, Portugal sofreu um duro golpe com as lesões de Lúcio Rocha e de Carlos Monteiro, baixas que obrigaram a mudanças nos eleitos. “O importante é que eles recuperem bem e fiquem aptos para continuare­m a fazer aquilo que gostam, é esse o nosso desejo. Relativame­nte às escolhas, nunca são fáceis e isso é um bom sinal. É sinal de que há muita qualidade em Portugal”, rematou José Luís Mendes.

“É uma seleção mais física, com jogadores que têm uma boa meia distância e que são muito perigosos”

“Tem jogadores de muita qualidade individual, muito rápidos e alas fortíssimo­s no um para um ofensivo”

“Muito organizada, competitiv­a e com jogadores que se destacam pelas caracterís­ticas físicas”

José Luís Mendes Selecionad­or nacional de sub-19

 ?? FPF ?? José Luís Mendes, selecionad­or nacional, destaca qualidade dos jovens portuguese­s
FPF José Luís Mendes, selecionad­or nacional, destaca qualidade dos jovens portuguese­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal